A Organização das Nações Unidas (ONU) denunciará nesta terça-feira (8) a impunidade de crimes cometidos pela polícia no Brasil. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo. O informe será apresentado pelo relator Juan Mendez ao Conselho de Direitos Humanos do órgão.
“Os casos de agentes de segurança que cometem abusos contra prisioneiros ou detidos não são investigados de maneira significativa e tais autores raramente são levados à Justiça”, diz Mendez. “Nenhum mecanismo independente de investigação existe para impedir que esses casos sejam arquivados.”
O relatório ressalta a regularidade desses crimes cometidos pela polícia. Segundo dados da ONU, são, em média, seis mortes por dia no Brasil em operações policiais.”Na vasta maioria dos casos de uso excessivo de força, a polícia indica resistência à prisão seguida por morte, o que evita levar os autores diante de uma corte”, diz.
Mendez também critica a situação dos presídios no País: “As condições de detenção são equivalentes a um tratamento cruel, desumano e degradante”. O relatório sugere que o governo brasileiro diminua a população carcerária e aplique penas alternativas.
Deixe um comentário