De acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas, divulgado nesta quinta-feira (9), o número de refugiados do conflito na Síria que buscam asilo em países vizinhos ultrapassou a marca de quatro milhões de pessoas. Os dados foram relatados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).
Segundo o documento, se este ritmo continuar, os números devem aumentar em 300 mil pessoas até o fim deste ano. “Essa é a maior população de refugiados provenientes de um único conflito em uma geração. Uma população que tem necessidade do apoio do resto do mundo, mas que, ao invés disso, vive em condições terríveis e de profunda pobreza”, destacou o comissário para refugiados, Antonio Guterres.
Quase a metade das pessoas que fugiram do conflito buscou abrigo na Turquia, país que hospeda 1,8 milhões de refugiados. Cerca de 249 mil estão no Iraque, mais de 630 mil na Jordânia, 132 mil no Egito, quase 1,2 milhão no Líbano e cerca de 25 mil em outros países africanos. Neste número não estão incluídos os mais de 270 mil pedidos de asilo apresentados por sírios às nações europeias, nem a quantidade de pessoas que mudaram de estado dentro da própria Síria em busca de segurança.
Deixe um comentário