O Comando da PM de Pernambuco decidiu afastar o policial militar que mirou no rosto e atirou contra um jovem que protestava contra o Projeto Novo Recife, um programa da prefeitura de Recife que prevê a construção de 12 prédios, área comercial, hotéis, restaurantes, bares e estacionamentos na área do Cais José Estelita, local que ainda preserva vestígios de edificações históricas.
Durante a manifestação pacífica de ontem, um policial se irritou com uma faixa que enroscou em seu boné. Impaciente, sacou uma arma e mirou contra o rosto de um manifestante a pouco menos de dois metros de distância (assista abaixo).
Procurado pela Brasileiros, o Comando Geral da Polícia Militar afirmou que “repudia a ação contida nas imagens que mostram um policial militar do Batalhão de Radiopatrulha (BPRP) realizando um disparo com munição de elastômero contra manifestantes do movimento Ocupe Estelita”.
Segundo a Secretaria de Defesa Social, o comando “determinou a apuração rigorosa dos fatos, que considera lamentável e equivocado”, e afastou o policial. “Até que sejam concluídas as apurações, já foi determinado ao comando do BPRP que afaste o policial militar envolvido no episódio.”
Ainda de acordo com a secretaria, as imagens mostram que a ação “é isolada e a presença da PM no local tinha por objetivo garantir a segurança de todas as pessoas que participavam, como também daquelas que transitavam pelo local”. “A Corporação zela pela integridade física e pelo respeito aos direitos humanos nos protocolos operacionais adotados no âmbito da PMPE.”
Assista:
Deixe um comentário