A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira, a 14ª fase da Operação Lava Jato, com as construtoras Odebrecht e Andrade Gutierrez, duas das maiores empreiteiras do País, como principais alvos. Os agentes cumprem 59 mandados, entre pedidos de busca e apreensão, condução coercitiva, prisão preventiva e prisão temporária, em quatro estados diferentes. Mais de 200 policiais participam da operação, que foi batizada de Erga Omnes.
Os policiais investigam crimes de formação de cartel, fraude a licitações, corrupção, desvio de verbas públicas e lavagem de dinheiro, entre outros delitos. Marcelo Odebrecht, presidente da Odebrecht , e Otávio Marques de Azevedo, presidente da Andrade Gutierrez, foram presos pela Polícia Federal. De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, Marcelo, que faz parte da terceira geração da família que é dona da empreiteira, foi apontado por diversos delatores como um dos líderes do cartel de empresas que participavam do esquema da Petrobras.
Além do presidente, foram presos outros três executivos da empreiteira: Márcio Faria, Alexandrino Costa e Rogério Araújo. Paulo Dalmazzo, da Andrade Gutierrez, também foi preso. Os presos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.
Ainda de acordo com a Folha, Araújo foi alvo do delator Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras, que disse à Polícia Federal ter recebido cerca de US$ 1 milhão de suborno da Odebrecht por meio de contas no Panamá. Os procuradores não disseram os motivos pelos quais os executivos foram presos.
Deixe um comentário