Protestos contra Michel Temer tomam o Brasil no 7 de Setembro

Manifestantes sobem a avenida Brigadeiro Luis Antonio em protesto contra Temer em São Paulo - Foto: Paulo Pinto/AGPT
Manifestantes sobem a avenida Brigadeiro Luis Antonio em protesto contra Temer em São Paulo – Foto: Paulo Pinto/AGPT

O constrangimento sofrido pelo presidente Michel Temer durante o Desfile de 7 de Setembro em Brasília era só um sinal do que acontece em todo o Brasil desde o início da manhã. Manifestantes em diversas as regiões do País marcham pela saída do substituto de Dilma Rousseff. Na maioria dos locais, os protestos contra Temer são realizadas durante o Grito dos Excluídos, ato tradicionalmente realizado desde 1995 por movimentos sociais no Dia da Independência.

Em São Paulo, pede-se a saída do presidente na Avenida Paulista, centro expandido da capital. Gritos de “Fora, Temer”, “Nenhum Direito a Menos” e “Diretas Já” são os mais ouvidos. Eles seguiram em passeata pela Avenida Brigadeiro Luís Antônio em direção ao Parque do Ibirapuera. Ainda na capital, um protesto exclusivamente contra o presidente começou na Catedral da Sé e caminhou até a Avenida Paulista, onde encontrou outros manifestantes e a população que usa a via para lazer nos feriados e fins de semana.

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, o ato Fora Temer 7 de Setembro se uniu em passeata ao Grito dos Excluídos às 9h na Praça Raul Soares, centro da capital mineira. Em seguida, teve início uma passeata. Em Juiz de Fora, a 283 km de BH, o protesto começou após a parada cívico-militar da Independência.

Já em Salvador, na Bahia, quem protesta saiu da praça do Campo Grande e parou no teatro Castro Alves para se juntar a outros manifestantes. O plano é chegar à praça Castro Alves, em Campo Grande, em um ato contra o peemedebista.

Depois de gritar contra Temer durante o desfile em Brasília, organizadores do Grito dos Excluídos reclamaram da quantidade estimada pela PM sobre o número de manifestantes. Enquanto os policiais estimam 800 pessoas, os organizadores falam em mais de 5.000 na Esplanada dos Ministérios.

No Rio de Janiro, o Grito dos Excluídos saiu da avenida Presidente Vargas e tomar a direção do Museu do Amanhã, na praça Mauá. A PM acompanha a movimentação com a presença de homens do Batalhão de Choque.

Em Aracaju, Sergipe, manifestantes saíram em passeata da Catedral Metropolitana, onde já havia concentração desde às 8h. Em Maceió, movimentos sociais na Praça da Faculdade, no Prado, se juntaram ao grupo que estava no centro, e saíram em caminhada em direção à Avenida da Praia. Alguns seguram cartazes pedindo a saída do presidente, outros seguram bandeiras do MST e de sindicatos.

Em Juazeiro do Norte (CE), manifestantes fazem caminhada pela Avenida Ailton Gomes, no centro. A concentração começou cedo, às  7h30, mas a passeata só começou por volta das 9h. Eles marcham com instrumentos de som e aos gritos de “Fora, Temer”.

Em Curitiba, capital paranaense, a manifestação contra o governo está prevista para às 15h, na praça 19 de Dezembro, no centro. Na parte da manhã, o MST e outros movimentos sociais participaram do Grito dos Excluídos em uma igreja no Capão da Imbuia, zona leste da cidade. 

Já em Porto Alegre (RS), o MST está acampado desde a segunda-feira (5) na sede do Ministério da Fazenda. Ele participam do Grito dos Excluídos, que terá como foco a campanha “Fora, Temer”, e segue até o desfile militar do Dia da Independência.


Comentários

Uma resposta para “Protestos contra Michel Temer tomam o Brasil no 7 de Setembro”

  1. Avatar de Warner Munhê
    Warner Munhê

    Eles não se conformam por terem perdido a mamata que o PT concedia a eles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.