Quando a Prefeitura de São Paulo reduziu a velocidade nas vias expressas das marginais de 90 para 70 km/h, em julho do ano passado, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) tentaram reverter a decisão. De acordo com a OAB, as mudanças nos hábitos iriam gerar “caos” no trânsito: a quantidade de ambulantes ilegais terminaria crescendo, o que elevaria o risco de atropelamentos e deixaria os motoristas mais vulneráveis a assaltos e arrastões.
Hoje, levantamento feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostra que as mortes decorrentes de acidentes de trânsito nas marginais Tietê e Pinheiros caíram 32,8% de 2014 e 2015, de 73 para 49 óbitos. Segundo a CET, a diminuição mais significativa ocorreu a partir de julho, após a redução da velocidade nas duas vias.
Em toda a capital, o número de mortes no trânsito teve uma queda de 20,6%. Os dados mostram que 257 vidas foram salvas quando se compara o período de janeiro a dezembro de 2014 com o mesmo período de 2015: no ano passado foram registrados 992 óbitos no trânsito, ante 1.249 em 2014. As mortes de pedestres caíram 24,5%, e as de ciclistas tiveram uma queda de 34%.
Segundo o estudo, o número de óbitos também diminuiu em outras vias que tiveram a velocidade reduzida, como a Av. Sapopemba (zona leste), Estrada de Itapecerica (zona sul), Av. Marechal Tito (zona leste) e Estrada do M’ Boi Mirim (zona sul).
* Com a Agência Brasil
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