Renato Janine Ribeiro: “No Brasil temos uma imprensa que efetivamente mente”

"Como ministro, fiquei chocado com o tanto de mentira que é publicada nos jornais", diz Janine. Foto: Manuela Azenha
“Como ministro, fiquei chocado com o nível de mentiras publicadas nos jornais”, diz Janine. Foto: Manuela Azenha

O filósofo e ex-ministro da Educação de Dilma Rousseff, Renato Janine Ribeiro, lançou o livro Antígona e Maquiavel – A ética jornalística na vida real das redações, nessa sexta-feira (12). Além de textos escritos por Janine, a obra coletiva reúne 11 trabalhos de alunos da aula de “Ética na imprensa” ministrada por ele no curso de pós-graduação da ESPM.

No lançamento, o filósofo, que também foi jornalista, criticou a atuação da imprensa brasileira – na opinião dele, partidarizada como outras poucas no mundo. “No meu tempo de ministro, eu fiquei chocado com o nível de mentiras publicadas nos jornais. Começaram na primeira semana. No Brasil temos uma imprensa que efetivamente mente, isso é muito grave. Na política, a mentira faz parte um tanto. Eu evitei isso, me recusava a dizer algo que tivesse que desmentir depois. Mas se há algo que enobreça a imprensa é dizer a verdade”.

Janine também falou sobre a falta de independência dos jornalistas dentro dos veículos para os quais trabalham. “A independência do jornalista está muito limitada pelo controle dos patrões. A categoria perdeu muito poder, o sindicato perdeu poder, donos de jornais se chamam jornalistas, embora a produção deles nessa área seja rara. Isso tudo criou limites e trazem interferências éticas: jornalistas que não podem publicar o que apuraram, que receberam pautas prontas mesmo que a realidade não bata com elas e por aí vai”.

Para o ex-ministro, a limitação do jornalismo brasileiro em apurar e divulgar informações verídicas leva à necessidade da criação de blogs. “Uma coisa que faz as revistas brasileiras serem de discutível teor jornalístico é que é rara uma semanal não abusar de adjetivos e advérbios. Esse é um problema do jornalismo brasileiro. É isso que levou a uma proliferação da blogs, como forma de reagir àquilo que é publicado nos jornais. E essa escolha de publicar informação enviesada é uma atitude de negócios, que criou um problema muito grande. Contribui para esse acirramento de tensões que vemos hoje”.


Comentários

12 respostas para “Renato Janine Ribeiro: “No Brasil temos uma imprensa que efetivamente mente””

  1. Concordo, a imprensa brasileira é podre, está a serviço do mal. Refiro-me à chamada grande imprensa.

  2. Concordo, a imprensa brasileira é podre, está a serviço do mal.

  3. Avatar de Antonio Brito
    Antonio Brito

    Quem és tu, pobre vivente?

  4. Avatar de Regina de Lima Pires
    Regina de Lima Pires

    Tive a oportunidade de começar a ler o livro. Passaram nesta turma do curso de pós-graduação, mais de 70 jornalistas. Apenas 11 autorizaram a publicação de seus textos feitos para a disciplina do professor Janine Ribeiro. Os outros, em sua grande maioria, não permitiram por medo de perder o emprego. De qualquer forma, nos onze relatos é possível verificar o quão complicada é a vida do jornalista ético hoje no Brasil. Nem todos podem seguir o caminho de Antígona e arcar com as consequências.

  5. Renato Janine Ribeiro disse a uma revista bancada com dinheiro público que a imprensa brasileira mente.

    De fato, a imprensa brasileira mente tanto que transformou Renato Janine Ribeiro num grande intelectual.

    1. Avatar de Raymundo de Lima
      Raymundo de Lima

      Fico horrorizado com seu desrespeito a um professor, antes de ser um grande intelectual. Vc deve ser um cristão com ódio e que não enxerga o óbvio. Lamento.

    2. Pode-se discordar do Janine, mas ele eh sim um intelectual como poucos: excelente argumentador, bom escritor e palestrante. Nao foi a imprensa que criou essa imagem. Quem conhece um pouco do trabalho dele sabe.

  6. Dê exemplos claros, seu covarde defensor de corruptos!

  7. Só por ter aceitado um ministério que tinha o mote de Pátria Educadora num período em que a educação está indo pelo ralo em função dos cortes no orçamento do já mostra que ele também compactuou com a mentira. Aceitou por vaidade. Não foi ético. Mentiu.

  8. CONCORDO PLENAMENTE RENATO JANINE, INFELIZMENTE POLITICAMENTE O POVINHO BRASILEIRO EVOLUIU MUITO POUCO, AINDA SE DEIXA LEVAR PELO SENSACIONALISMO DA IMPRENSA VENAL E PELA DEMAGOGIA DE POLITICOS OPORTUNISTAS, ALIADOS A UM EMPRRESARIADO QUE TEM A MENTALIDADE DO SECULO XVIII – XIX, EM QUE ELES ERAM OS SENHORES ABSOLUTISTAS E O POVO MEROS ESCRAVOS OU SUBALTERNOS!!!

  9. Sábio Janine. Nossa imprensa atrasa ainda mais nosso país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.