A restauração do Coliseu revelou novidades na última quarta-feira (21). A limpeza da parte externa mostrou números pintados com tinha vermelha para indicar as entradas em diferentes setores da arena, assim como ocorre nos dias de hoje nos mais modernos estádios. Assim, os visitantes do Coliseu conseguiam se localizar mesmo longe de seus setores.
“É uma descoberta excepcional porque não esperávamos que qualquer traço de tinha vermelha estivesse ainda conservada. A conservação desses traços, após a limpeza das pedras, confirma a delicadeza dessa intervenção de restauro”, afirmou a diretora do Coliseu, Rossella Rea.
Após 72 anos sem passar por restauro, o famoso monumento da capital italiana está em obras desde julho de 2012. No ano passado, cinco arcadas do Coliseu voltaram a ter sua cor original, que havia sumido por culpa da ação do tempo e da poluição.
Ainda no final de 2014, o ministro dos Bens Culturais e do Turismo, Dario Franceschini, afirmou que o governo está estudando a hipótese de reconstruir a arena do monumento. Este ano, será inaugurado o elevador que levava os animais e os gladiadores para as lutas e a ideia das autoridades é “fazer espetáculos compatíveis com o local, como música clássica ou peças antigas”.
A restauração deve terminar no início de 2016.
Deixe um comentário