Mais de 150 adolescentes foram retirados de ônibus vindos da periferia a caminho da zona sul do Rio de Janeiro no último domingo (23). Não portavam drogas ou armas, tampouco cometiam qualquer outra infração. Os jovens, em sua maioria negros, estavam a a caminho de famosas praias como Ipanema e Leblon.
De acordo com o governador, Luiz Fernando Pezão, a ação preventiva da PM foi tomada para impedir crimes como arrastões. Os menores, que teriam antecedentes criminais, passaram por uma blitz e depois foram levados para o Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ciaca).
A ação foi questionada pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro, que alega ser ilegal deter um adolescente que não está cometendo nenhuma infração. O caso ganhou repercussão internacional. No jornal espanhol El País, a notícia foi publicada com o título: “Rio de Janeiro veta menores pobres e negros em praias mais famosas”. Publicações como o Huffington Post e o Latin American Herald Tribune também noiticiaram a ação.
Deixe um comentário