Promovido pela Revista Brasileiros, o Concurso Cultural: Um país chamado favela já tem seus vencedores que serão premiados com o livro de mesmo nome, escrito por Celso Athayde e Renato Meirelles. De todas as frases recebidas, a redação fez uma seleção e encaminhou as escolhidas a um dos autores, Renato, que selecionou as vencedoras. Para mais informações sobre o concurso clique aqui.
Confira as frases premiadas:
“Cinco por cento dos brasileiros moram em favelas, gostam e as preferem. Mesmo sem infraestrutura, elas se incrustam na cultura brasileira e atraem o olhar estrangeiro para as grandes cidades. Negros, jovens e mulheres cartografam nas metrópoles, dia a dia, uma geografia que dança conforme a música que querem ouvir. Nasce um território. Um lugar que eles compõem em comunidade e que tem tudo de que precisam”.
“Distribuída de maneira irregular do Oiapoque ao Chuí, esta nação com 12 milhões de pessoas,a grande maioria rubro-alvi-negra, se organizou sem governo oficial, com economia singular e uma riqueza cultural invejável. Uma importante organização social são os lares chefiados por mulheres (43%) sendo 21% de mães solteiras. O índice de felicidade é de 93%, maior que qualquer país do mundo, superando Dinamarca, Áustria e até Brasil”.
Deixe um comentário