Cerca de 225 das 363 obras em andamento no setor energético estão atrasadas segundo os dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). O valor corresponde a um atraso em 62% das obras. De acordo com a agência, o principal motivo para o atraso é a demora no licenciamento ambiental, embora existam problemas na compra de materiais e aprovação de projetos.
A Usina de Belo Monte, que causou diversos problemas ambientais, esta mais de um ano atrasada. No projeto inicial, a usina deveria começar a distribuir energia dia 28 de fevereiro de 2015, mas dados divulgados por fiscais da obra mostram que Belo Monte deve começar a distribuir energia a partir do segundo semestre de 2017.
Outro assunto que preocupa são as obras voltadas para as Olimpíadas de 2016. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, das três linhas de transmissão avaliadas, apenas uma ficará pronta antes da abertura dos jogos. Uma obra classificada como “importante”, deve ficar pronta somente dois meses depois do fim do evento.
Os fios do setor de transmissão de energia estão cada vez mais embaraçados.
Deixe um comentário