eu e sao paulo /topo / 461 anos

SP 461: O dia em que vim me embora

eu e sao paulo

Nasci em Mococa, apenas questão de nascimento perto dos avós, e fui morar em São Caetano do Sul. Mas foi em Santo André que cresci, adolesci, fiquei adulta. Aos 29 anos, e eu era tão pequena – acreditem!-, decidi me mudar para São Paulo.

Os amigos todos, ou quase todos, já haviam migrado para outros cantos. Eu, então, trabalhava e estudava em Sampa e não fazia o menor sentido ficar em Santo André. Já morava sozinha. Mas vir para cá me enchia de medo e esperança.

Ganhei um apartamento do meu pai no Bixiga e vim me embora. Lembro-me quando chegando pela Rua Vergueiro vi um imenso outdoor que me convidava a viajar. Eu já viajava e o letreiro nem sabia.

Acomodei minhas coisinhas como pude. Meu pai instalou o chuveiro para se certificar de que eu ficaria confortável. Não me lembro como veio a mudança. Um carreto qualquer. Poucas coisas. Uma geladeira e um fogão amarelinhos, comprados nas casas Bahia, assim como uma mesinha. Colchão. Sofá. Televisão e rádio. E meio era isso tudo.

Era Comgás e eu não podia cozinhar. Amanheci no domingo meio esquisita e fui à Brigadeiro Luís Antônio procurar uma padaria, que não existia. Mas no Extra tinha a Casa do Pão de Queijo e ali tomei meu primeiro café da manhã em São Paulo.

Fiquei sozinha, pois não conhecia ninguém assim de amigo mesmo em Sampa. Passeei na Avenida Paulista e assisti à televisão. 

Nestes 461 anos de São Paulo, caminhando pela agora minha cidade, lembrei-me de minha chegada aqui, há quase 30 anos. Do fácil-difícil de me adaptar. Mas, confesso, durante meses, voltei a Santo André apenas para ir ao meu salão de beleza (como é difícil mudar de cabeleireiro). O resto, o mais complicado, tirei de letra e continuo tirando.

Em tempo: já passei por dezenas de cabeleireiros em Sampa. Uma hora acerto. 

 

 


Comentários

Uma resposta para “SP 461: O dia em que vim me embora”

  1. Amei Marcia,como sempre.
    Lindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.