As medidas permitidas para bagagens de mão em aviões poderão ser diminuídas em breve. O motivo é um estudo conduzido pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata), em colaboração com companhias aéreas e fabricantes do setor.
Segundo a pesquisa, o tamanho “ideal” de uma bagagem é de 55 centímetros de altura, 35 de comprimento e 20 de largura. Esses números permitem que todos os passageiros de um voo com 120 lugares possam colocar as suas coisas nos compartimentos sem problemas.
No entanto, eles reduzem em quase 40% o volume que as bagagens de cabine poderão ter, já que as medidas padrão utilizadas pela grande maioria das companhias aéreas são de 56 cm x 45 cm x 25 cm.
Segundo o vice-presidente sênior para aeroportos, passageiros, cargas e segurança da Iata, Tom Windmuller, “um acordo generalizado sobre as dimensões da bagagem ‘standard’ e perfeita para levar a bordo pode facilitar as coisas e eliminar as frustrações dos passageiros”.
As novas medidas não serão obrigatórias, mas diversas empresas, assim como fabricantes de malas, já estão se adequando ao tamanho.
Deixe um comentário