Temer anuncia veto parcial ao Código Florestal

Nesta quinta-feira, dia 23, o vice-presidente da República, Michel Temer, afirmou que a presidenta Dilma Rousseff deve realizar “vetos parciais” ao texto do novo Código Florestal que foi aprovado na Câmara dos Deputados, mas não deu detalhes sobre o que deve ser vetado. Mais cedo, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou que a presidenta deve anunciar os vetos ainda hoje, já que na sexta-feira, dia 24, haverá a publicação no Diário Oficial.

A ministra Ideli Salvati disse que o novo texto pretende retomar pontos que haviam sido votados pelo Senado e foi enfática ao afirmar que o Congresso Nacional não irá, de forma nenhuma, derrubar o veto presidencial. Izabella Teixeira, ministra do meio ambiente, vem se reunindo com Dilma durante toda a última semana para discutir os artigos a serem vetados.

O texto do novo código no último mês conquistou grande antipatia popular e provocou o surgimento de campanhas como a “Veta tudo, Dilma!”, sucesso na mídia e nas redes sociais, com o apoio de artistas e personalidades públicas. Na manhã desta quinta-feira, inclusive, os ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) receberam uma petição com quase 2 milhões de assinaturas de uma entidade internacional pedindo o veto presidencial ao código.

Última reunião
Desde às 14h30 da tarde desta quinta, Dilma Rousseff  está reunida  com os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, da Agricultura, Mendes Ribeiro, além do Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams e representantes da Embrapa e da Agência Nacional de Águas (ANA) para analisar os artigos que serão vetados no Código Florestal. O grupo deve ajustar os últimos detalhes dos vetos e dos prováveis decreto e medida provisória que serão editados para eliminar “vácuos legislativos” após o veto parcial.

Leia Mais
Dilma deverá se pronunciar a respeito do Código Florestal nessa quinta-feira
Com Chico Bento, Maurício de Sousa entra na campanha do “Veta, Dilma”
Manifestação pede veto ao novo Código Florestal
O recado do Greenpeace
Ministra do Meio Ambiente engrossa coro do “Veta, Dilma”
Câmara aprova reforma do Código Florestal


Comentários

2 respostas para “Temer anuncia veto parcial ao Código Florestal”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.