Embora a imprensa nacional só lembre da crise econômica quando o assunto é impeachment, o britânico The Guardian publicou no último sábado (9) uma reportagem relacionando o aumento da passagem e a repressão policial à “maior recessão dos últimos 25 anos”. O jornal fala da inflação chegando à marca de 10%, da crise política e da violência do governo.
Tendo como gancho o protesto contra o aumento da passagem de ônibus em São Paulo na última sexta feira (8), que transformou as ruas da capital em um palco de guerra, o jornal fala da atual situação política e econômica que vive o Brasil. “Mais de 1,5 milhões de brasileiros perderam seus empregos no ano até novembro, colocando a maior economia da América Latina em sua mais profunda recessão em mais de 25 anos”, lembra o texto.
O texto descreve a situação como crucial para a presidenta Dilma Roussef. Com a popularidade em baixa e prestes a enfrentar um processo de impeachment, medidas de esquerda em relação as manifestações poderiam ajudá-la a recuperar sua popularidade, principalmente entre os jovens, em um momento muito conturbado no seu mandato e na história do PT.
O Guardian lembrou do emblemático mês de junho de 2013, onde milhares de pessoas ao redor do País saíram às ruas para protestar contra o então aumento sugerido pelo governo. Na situação, a medida foi derrubada.
Os manifestantes não se intimidaram com a ação truculenta da Polícia Militar e já marcaram uma nova manifestação para a próxima terça-feira, dia 12. Hoje, desde as 6h40 da manhã, manifestantes do Movimento Passe Livre (MPL), bloquearam o terminal Bandeira, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.
Deixe um comentário