Twitter lança novos recursos para atrair usuários

O Twitter deverá liberar em breve um novo recurso, chamado de “timeline instantânea”, que visa facilitar a entrada e a permanência de novos usuários na rede social. O recurso garante que as pessoas vão ter posts para ler na sua linha do tempo desde o momento zero em que se cadastram no microblog, mesmo que ainda não estejam seguindo nenhuma conta específica.

Segundo o CEO do Twitter, Dick Costolo, o Twitter vai oferecer ao novo participante tweets de contas que sejam relevantes para seus interesses e facilitar com isso a identificação de contas para seguir. Mas, o mais importante, é evitar a sensação de “geladeira vazia” que os usuário novato tem ao entrar pela primeira vez e ver uma timeline sem nenhum post pois ainda não está seguindo ninguém.

A novidade foi comunicada nesta quarta-feira, junto com outros novos recursos, como parte da estratégia da empresa para crescer sua base de usuários e, consequentemente, sua fonte de receita. A empresa decidiu convocar analistas financeiros e investidores para explicar como pretende conduzir seu futuro, numa tentativa de endereçar as críticas depois dos seus recentes resultados financeiros.

Mensagens populares

Outras novidades anunciadas incluem o recurso que vai mostrar ao usuário as mensagens mais populares publicadas pelas pessoas que ele segue enquanto ele não estava no site. A idéia é que o Twitter faça uma curadoria do que o usuário deixou de ver enquanto estava fora, assinalando os posts mas sem interferir na timeline, como faz o Facebook com o news feed.

A área de vídeo também foi contemplada e a empresa vai incluir recursos para compartilhamento e upload de vídeo diretamente na app do Twitter permitindo tweets com vídeo sem precisar de outro recurso. Lembrando que o Twitter tem um app específico para vídeo – o Vine – que permite aos usuários fazer clips de seis segundos e incluir em suas mensagens.

As páginas de celebridades vão ganhar mais evidência para novos visitantes, transformando-se em elemento de atração para que eles se transformem em novos usuários e façam seu cadastro. Segundo a empresa, cerca de 200 milhões de visitantes passam por páginas de Twitter de celebridades mas não fazem cadastro na rede social.

Crescer a base

Converter visitantes em usuários cadastrados é o grande desafio do Twitter, que nos resultados do terceiro trimestre divulgou ter uma base de 284 milhões de usuários ativos (52 milhões mais do que no mesmo período do ano anterior).

O problema é que outros 500 milhões de pessoas passam pelo Twitter no período sem se cadastrarem e são esses visitantes que Dick Costolo precisa atrair. Para convencer Wall Street a comprar suas ações e acreditar no futuro da companhia.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.