Uma pessoa morre e 13 estão desaparecidas em rompimento de barragens em Minas Gerais

Barragem se rompe no distrito de Bento Rodrigues e causa diversas vítimas - Foto: Corpo de Bombeiros/MG - Divulgação
Barragem se rompe no distrito de Bento Rodrigues e causa diversas vítimas – Foto: Corpo de Bombeiros/MG – Divulgação

Uma pessoa morreu e 13 permanecem desaparecidas após o rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco, no distrito de Bento Rodrigues, na cidade de Mariana, em Minas Gerais. Seis pessoas receberam alta e uma permanece internada no Hospital Monsenhor Horta, no mesmo município. De acordo com boletim atualizado nesta sexta-feira (6), a unidade de saúde recebeu, até o momento, oito vítimas da tragédia, sendo uma delas fatal.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais informou que já iniciou o trabalho para busca das 13 pessoas que seguem desaparecidas. A assessoria de imprensa do hospital informou que o paciente que segue internado deve ser transferido para uma unidade de alta complexidade em Belo Horizonte, mas ainda não há previsão para que o transporte para a capital mineira seja feito. A unidade em Mariana atende apenas casos de baixa e média complexidade e não pode fazer, por exemplo, avaliações neurológicas de pacientes.

O hospital destacou que toda a equipe de profissionais de saúde no município permanece mobilizada e foi reforçada, mas a expectativa de que mais vítimas da tragédia sejam levadas com vida à unidade diminui à medida que o tempo passa.

O Ministério da Integração Nacional divulgou nota informando que o ministro Gilberto Occhi e técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil viajam ainda nesta sexta-feira (6) para Minas Gerais para acompanhar as ações de socorro e assistência às vitimas do rompimento da barragem de rejeitos no distrito de Bento Rodrigues.

A barragem, pertencente à mineradora Samarco, rompeu na tarde desta quinta (5) e inundou a região com lama, rejeitos sólidos e água usados no processo de mineração. De acordo com a prefeitura, a situação no local é muito grave e há riscos de desmoronamentos. Várias casas foram alagadas.

A nota do ministério também informa que as unidades do Exército Brasileiro próximas ao local do acidente, localizadas nos municípios de São João Del Rei e Belo Horizonte, estão de sobreaviso para auxiliar na busca de sobreviventes. “A Defesa Civil Nacional está em contato permanente com o governo do estado e, havendo necessidade, os recursos federais serão utilizados”.

O governo de Minas Gerais também divulgou nota em que diz que o governador Fernando Pimentel recebeu a informação do rompimento da barragem “com consternação” e determinou que a Defesa Civil e outros órgãos competentes enviem “todos os esforços para prestar os primeiros socorros e todo atendimento necessário à população do distrito.” Além disso, quatro helicópteros foram enviados para a região com grupamentos do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres.

Segundo a nota, o governador está em contato com o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, e com o presidente da Samarco, Ricardo Vescovi. Ele também conversou com o ministro Gilberto Occhi e estará na região nesta sexta para acompanhar os trabalhos em Bento Rodrigues pela manhã. “As causas e responsabilidades pelo ocorrido serão rigorosamente apuradas”, informa a nota.

Segundo a prefeitura de Ouro Preto, cidade que também está recebendo vítimas, o rompimento da barragem ocorreu por volta das 16h20. Em nota, a Samarco informou que houve um rompimento de sua barragem de rejeitos, denominada Fundão. “Não é possível, neste momento, confirmar as causas e a extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas”, diz a nota.

O Ministério Público de Minas Gerais instaurou inquérito para investigar as causas e responsabilidades no rompimento da barragem.

Doações

Diversas entidades e voluntários se mobilizam para receber donativos e acolher as vítimas, que passam de 500. De acordo com a prefeitura de Mariana, as prioridades são doações de materiais de uso pessoal como escovas de dente, toalhas de banho, copos, talheres e pratos descartáveis, além de água potável.

Para doações fora do município, a prefeitura de Mariana disponibilizou uma conta bancária no Banco do Brasil através do CNPJ: 18.295.303/001-44, Agência: 2279-9, Conta Corrente: 10.000-5. Moradores da cidade podem levar os donativos durante todo o dia ao Centro de Convenções Alphonsus Guimaraens, na Rua Avenida Getúlio Vargas, s/n, Centro.

Para as famílias da região que estiverem dispostas a acolher desabrigados, é necessário preencher um cadastro de voluntários que está sendo feito na Arena Mariana, na Avenida do Contorno, no centro.

Em Ouro Preto, cidade vizinha a Mariana, doações estão sendo recolhidas na Câmara de Vereadores. A prefeitura da cidade disponibilizou veículos para buscar as doações de moradores de Ouro Preto e encaminhar até Mariana. O telefone para contato é 31 3552-8500.

*Nota atualizada às 13h46


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.