Será discutida nesta semana, durante a Reunião de Cúpula da União das Nações Sul-americanas (Unasul), a livre circulação dos cidadãos dos países membros (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela), sem a necessidade de passaporte, de forma similar ao que já acontece no Mercado Comum do Sul (Mercosul).
A informação foi divulgada na segunda-feira (1º) pelo subsecretário-geral da América do Sul, Central e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Antônio Simões.
“Um grupo de trabalho fez um primeiro mapeamento do que precisa ser feito. O passo que vamos dar agora é dizer que vá adiante e examine as possibilidades de caminhar nessa direção. Não é trabalho simples, envolve a legislação de 12 países, as normativas de 12 países”, disse.
A reunião acontece nestas quarta (4) e quinta-feiras (5) , no Equador.
Cúpula
Durante o encontro será inaugurada a nova sede do organismo, cujo nome homenageia o ex-presidente argentino e ex-líder do bloco, Néstor Kirchner, morto em 2010.
Ainda durante a reunião será transferida a Presidência temporária, da Unasul do Suriname para o Uruguai.
Dilma
De acordo com informações do Planalto, a presidente Dilma Rousseff embarca na quinta-feira (4) para Quito, já que o primeiro dia da reunião contará com encontros apenas dos chanceleres do bloco.
Deixe um comentário