“Valorizar o meio ambiente gera mudança cultural”

Em palestra na manhã desta segunda-feira, dia 11, no evento da Seminários Brasileiros; Rio+20: Verdes e Desenvolvidos, o Presidente da BVRio, Pedro Moura Costa, afirmou que dar valor ao meio ambiente é a melhor maneira de criar uma cultura de sustentabilidade. “A partir do momento em que você valoriza o meio ambiente, você muda a cultura de quem lida diretamente com as questões ambientais.”

Para Paulo, que participou do Painel 2 – O Papel do Setor Público e Privado na Transição para a Economia Verde, colocar as questões ambientais em pauta “gera demandas relacionados ao assunto”. De fato, o que tem se observado é um grande incremento de empresas provedoras de serviços de sustentabilidade criadas para resolver questões geradas por novas leis e estímulos governamentais.

“Empresas chamam consultores de sustentabilidade e grupos de certificação ambiental independentes. O mercado de ativos ambientais negociáveis, que vende cotas de emissão de carbono para quem polui, tem evoluído.  As empresas que passaram de suas cotas de carbono podem comprar das que não usaram todas as suas cotas. Assim como os créditos de carbono para quem despolui. Os créditos de reserva florestal, por exemplo, permitem compensar ausência de mata nativa em uma propriedade com abundancia de mata em outra propriedade”, disse Paulo.

Veja fotos do evento
[nggallery id=15944]

LEIA MAIS
Seminários Brasileiros discute a Rio+20
Rio+20: Brasil será espaço de reflexões
Legislação e políticas públicas em prol da sustentabilidade
Novas alternativas sustentáveis
Os principais desafios da economia verde
Rio+20 discutirá empregos verdes


Comentários

Uma resposta para ““Valorizar o meio ambiente gera mudança cultural””

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.