Desde o dia 25 de novembro, data do Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, governos e entidades de diversos países promovem campanhas em combate a violência de gênero.
Até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, continuarão a conscientizar a população desta triste realidade, isto é, o chamado 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero.
Os números são alarmantes. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada três mulheres no mundo já sofreu violência física ou sexual e cerca de 120 milhões de meninas já foram submetidas a sexo forçado.
Apesar dessas violações parecerem comuns no cotidiano de muitas mulheres, elas se tornam invisíveis ou são tratadas como algo relativo à esfera familiar. Para romper o silêncio, e tratar do assunto, países como Portugal, Chile e África do Sul lançaram propagandas em defesa da mulher, seja ela, criança, jovem, adulta ou idosa.
Confira abaixo algumas campanhas internacionais que foram divulgadas:
França – Campanha da ONG Care traz dados sobre a mutilação sexual: são 125 milhões de jovens e mulheres que vivem as sequelas da violência. Foto: Divulgação
Portugal – Governo do país promove campanha focada nas vítimas idosas, que sofrem principalmente violência psicológica. Foto: Divulgação
Chile – A propaganda do governo de Michelle Bachelet atenta para o silêncio das vítimas e pede alerta à sociedade. Foto: Divulgação
Espanha – Com foco nas jovens, a propaganda incentiva a denúncia de namorados abusivos que se sentem no direito de, por exemplo, ridicularizar as parceiras. Foto: Divulgação
África do Sul – No país africano, a campanha também é contra a violência infantil e traz frases como: “eu protejo minha mãe e minha irmã”. Foto: Divulgação
Itália – Tratando de maridos violentos, a campanha fala dos traumas que causam nos filhos e aconselha as vítimas a reconhecerem sua situação. Foto: Divulgação
Uruguai – No encarte, há espaço para os homens na luta contra a violência de gênero, com o slogan “Diga-lhe não”. Foto: Divulgação
Argentina – Na campanha destinada as redes sociais, o governo argentino traz uma ilustração que mostra mulheres de diversas idades, pois a violência contra a mulher não escolhe faixa etária. Foto: Divulgação
Irlanda – A ONG Women’s Aid traz o triste dado de que 53% das mulheres mortas no país desde 1996 foram vítimas de um (ex-)parceiro. Foto: Divulgação
Nações Unidas – Finalmente, a campanha da ONU também trata de casamentos violentos e usa com ironia a frase: “até que a morte nos separe”. Foto: Divulgação
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