Belém não fica em Israel, nem Jerusalém

Foto: Reprodução/http://abcnews.go.com/
Foto: Reprodução/http://abcnews.go.com/

A tevê traz imagens de jovens palestinos jogando pedras e soldados israelenses lançando bombas lacrimogêneas e atirando. Isso se passa em Belém, nos é dito.

No canto superior da tela, durante todo o tempo, vemos em destaque um “Ao vivo – Israel”.

As câmeras nos mostram tudo a partir da perspectiva dos soldados. Estes, quando aparecem, estão de costas para nós. Os palestinos, quando jogam as pedras ou quando chutam de volta as bombas, são capturados de frente.

O jornalista está incorporado (embedded na expressão que se fez comum a partir do Afeganistão) ao Exército israelense. Alvo, junto com os soldados, das pedras, é por eles protegido, em princípio. Se estivesse embedded do outro lado estaria basicamente tomando bala.

Porque a sua câmera funciona como os olhos com que nós testemunhamos os fatos, nós também nos sentimos alvos das pedras e nós também sentimos que os soldados com suas metralhadoras nos protegem.

No mesmo canal, uma jornalista comenta o filme que conta a história de um palestino que se apaixona por uma judia. Além da improbabilidade do sucesso do romance, o aspecto dramático da história nos é apresentado assim: “veja bem, o palestino mora em Jerusalém, então já dá pra imaginar…” De fato, nada mais estranho do que um palestino que mora em Jerusalém, nada mais fora do lugar!

Alguém justamente expressava nos últimos dias a sua revolta com as continuadas referências que a imprensa vem fazendo aos “bairros palestinos” de Jerusalém. Como assim? Onde será que fica essa cidade que tem bairros palestinos?

Esqueçamos, por agora apenas, a Palestina histórica, a Palestina do mandato britânico, a Palestina do plano de partilha. Fiquemos apenas, e somente hoje, com a Palestina que todos se acostumaram a aceitar, aquela dos territórios ocupados em 1967, aquela da Cisjordânia e da faixa de Gaza, aquela que os assentamentos israelenses vão abocanhando, mordida após mordida.

É essa Palestina que a minha tela ajuda a matar quando me diz que de Belém se está transmitindo ao vivo de Israel.

O telespectador é levado a se perguntar por que será que esses palestinos, esses estrangeiros à terra de Israel, estão atirando pedras contra as “forças de defesa israelenses”!

Se alguém explicasse ao telespectador que Belém fica na Cisjordânia, que ela é parte do território palestino ocupado, talvez ele corresse o risco de entender que os donos da casa jogam pedras sobre o ocupante, o opressor, o usurpador.

Quando se expressa surpresa com a existência de um palestino em Jerusalém, quando os palestinos são reduzidos a moradores de alguns bairros daquela que é a cidade palestina por excelência, a história do povo e a história da cidade são falsificadas, apagadas, e a injustiça avança vários passos.

Mera inocente ignorância ou conivência criminosa?

Em todo caso, uma vergonha.


Comentários

19 respostas para “Belém não fica em Israel, nem Jerusalém”

  1. Avatar de Alexandre Sousa
    Alexandre Sousa

    Achei interessante a proposta de israel de criar um estado da palestina no norte de israel com fronteira em tel aviv. Assim israel deixaria de fazer fronteira com a siria e libano, dois estados que só deram problema para israel. Israel está oferecendo terras da galileia por parte equivalente da cisjordania. Tel aviv que será a fronteira do novo estado da palestina deixará de ser capital de israel substituida por jerusalem.

  2. Avatar de Erick Silva S. Coelho
    Erick Silva S. Coelho

    Estranho que sempre quando a Questão Palestina é levantada o primeiro ponto levantado é quem teria um “direito histórico” sobre a região, quando o ponto chave e mais palpável é o que ocorre atualmente naquela região. Independente de visões e opiniões sobre o assunto existem fatos conhecidos por todos que violam todos os direitos e convenções ocidentais e pouca ou nenhuma atenção se dá as mesmas. Como o fato de existir um muro construído por Israel dentro do território Palestino, o avanço de assentamentos judaicos com total apoio do Governo de Israel, o cerceamento de liberdades de ir e vir, a falta de acesso a recursos básicos que essa situação impõe aos palestinos, etc…etc… Percebam que em nenhum momento citei a bíblia como fonte, ou Alcorão ou algo que aluda a questão religiosa, e mais não fiz nenhum ataque a visão Sionista ou a visão do Salem, apenas apresentei alguns fatos. O que falta hoje no Brasil e no ocidente como um todo é coerência e respeito as diferenças, curiosamente valores que são pregados como inerentes às democracias que hoje dominam o mundo geopolítico e que são totalmente esquecidos quando convém.

  3. Sou brasileiro filho de palestino, gostaria que toda pessoa ao tecer uma opinião, antes tivesse a oportunidade de viajar pelo oriente, pela palestina e síria, e ver com seus próprios olhos o que acontece por la. viaje para la, mas não como turista enlatado, fique dois meses passeando por la no meio do povo palestino, vai descobrir a hospitalidade deles e também vai sentir na carne o terror tocado pelos judeus e depois vai ver o que o exercito israelense esta fazendo de fato por la. Eu posso falar porque já vi e vivi o terror que o exercito israelense faz. Não tenho palavras pra descrever, e quanto a esse pessoal que fica falando coisa com coisa, sem nunca ter estado la e visto com próprios olhos, tenho pena. Defende ou acusa aquilo que não entende.

  4. Avatar de Eliel Oliveira
    Eliel Oliveira

    Não sou “Judeu”, nem Árabe, se pesquisar alguma origem além da Brasileira, diria que seria africana. Pois bem, minha opinião é a de que “Judeus” e Palestinos deveriam viver em paz na Palestina. Se Israel reivindicar a história bíblica, ela diz que a Palestina foi tomada a força, a partir de Canaã, portanto, teria que ser devolvida. Eu digo que na região, tudo estava muito bem antes da Inglaterra (posso estar enganado) e da ONU, organização do mal mundial. Esqueçam essa briga boba patrocinada pela ONU e o sr. Netaniahu, vivam em paz, não dividindo o território, mas, Compartilhando. Como na Política Brasileira do café com leite, alternem o governo no território todo, bem como o parlamento com presença igual. Vocês conseguem ser deixarem o interesse de “outros” de Fora. Atualmente Israel não tem o direito de tomar/colonizar terra dos outros à força porque contam com Americanos. Palestinos, apesar das circunstâncias, não devem incentivar à violência, não creio que sejam bárbaros. Devolvam o Golã e outros, ocupados e, a partir daí busquem uma integração.

  5. Avatar de Alain mouadeb
    Alain mouadeb

    Corrigindo, ataques a faca

  6. Avatar de Alain mouadeb
    Alain mouadeb

    O professor do terror mais uma vez nao fez nenhum comentario condenando os terriveis e covardes ataques de caca e atropelamento de palestinos a civis israelenses. Quanto a capital eterna e unica do estado de israel, jerusalem nem no alcorao eh mencionado e vcs rezao de costas para ela. Chega de mentiras professor

  7. Avatar de wanderson pereira
    wanderson pereira

    Quem chegou primeiro àquela região,palestinos ou os judeus que que conquistaram,Canaã?
    Este inferno que fez foram os países europeus,liderados por Grã Bretanha,que agora fica abanando um ventinho pro lado dos árabes,que colocaram aqueles míseros palestinos naquela região.
    Falta coerência,fundamentos,e base histórica neste texto,o poder de persuasão é fraco.

  8. Avatar de Haim Kullock
    Haim Kullock

    Sabe Sr.Salem Nasser,Todo ser pensante sabe das suas mentiras,que alias não são so suas,perencem aos que se dedicam a deturpar e apagar a historia,não vou lhe fazer perder muito tempo so lhe recordar que apesar das infâmias próprias do seu caráter e das mentiras educacionais valendo-se da desinformação do povo nos Israelenses do Estado de Israel com sua capital Jerusalem indivisível e eterna aqui estaremos para todo o sempre e suas mentiras so servirão para prejudicar o Brasil quando no futuro a invasão islâmica sangrar nas ruas.

  9. Avatar de Prof. Antonio Freire
    Prof. Antonio Freire

    Mentira velha tambem é reprovada por tem inteligência , Jerusalem desde que foi ocupada pelo Rei Davi, por volta do ano 1000 AC tem vinculo Histórico com Hebreus e não com Arabes, e este senhor deveria saber.

    1. Avatar de Haim Kullock
      Haim Kullock

      Ele sabe professor Antonio Freire ele so usa o velho sistema de mentiras próprio do seu povo que usa a desinformação e difamação como forma de mudar a historia contando com o fato de que ninguém abre um livro para comparar.

      1. Avatar de Baby Siqueira Abrão
        Baby Siqueira Abrão

        O senhor, logicamente, se refere aos sionistas, não é? Porque são os sionistas os criadores de ficção sobre a verdadeira história da Palestina. Informe-se, senhor.

    2. Avatar de Baby Siqueira Abrão
      Baby Siqueira Abrão

      Ora, professor, que rei Davi? O da Bíblia? Ele não existiu fora das narrativas bíblicas. Jerusalém, em tempos “bíblicos”, não passava de uma vila fortificada, habitada por caananitas — os ancestrais de palestinos e da comunidade religiosa judaica palestina.

  10. Avatar de Marlon Brites
    Marlon Brites

    Pena que o senhor não disfrute de um espaço maior na tv brasileira: talvez, por conveniência dos donos das próprias empresas de telecomunicações. Afinal, EUA, fomentadores de Israel, como o senhor bem sabe, dominam o espaço midiático do planeta.

  11. Avatar de michel neumark
    michel neumark

    Jerusalem na sua parte ocidental, fica em Israel, E sua parte Oriental tambem fica, apesar de ali viverem os arabes. Desde a sua fundacao e construcao do Templo pelo Rei Salomao.

    1. Avatar de Baby Siqueira Abrão
      Baby Siqueira Abrão

      Sr. Michel Neumark, Israel tentou por todos os meios encontrar algum vestígio do tal “templo de Salomão” em Jerusalém, onde hoje fica a mesquita al-Aqsa. Nada encontrou, apesar dos muitos anos de investigação, que vasculharam todo o subsolo da mesquita.

      1. Avatar de Giovanni Mangraviti
        Giovanni Mangraviti

        E o que teria sido arqueológicamente encontrado que provasse o contrário, ou seja, que a cidade, como tal, tivesse sido fundada por outrem? Não sou judeu, mas tradição por tradição, fico com o que está escrito no velho testamento, aliás confirmado pelo novo.

  12. Avatar de Giovanni Mangraviti
    Giovanni Mangraviti

    Dizer que é palestina por excelência a cidade onde foi construído o Templo de Salomão, e depois usada por Jesus como nome de referência para a cidade celeste, é no mínimo controverso…

    1. Avatar de Haim Kullock
      Haim Kullock

      Giovanni Mangraviti tudo o que Salem Nassar conta e mentira super conhecida os mussulmanos são muito práticos nesse tema de deturpar a historia.

      1. Avatar de Baby Siqueira Abrão
        Baby Siqueira Abrão

        Sr. Haim, que está enganado é o senhor. Salem Nassar não deturpou a história. Falou a verdade. Conheça mais sobre o passado sionista e o senhor verá que o terrorismo sempre foi arma usada por eles, desde fins do século XIX. Não aceite as mentiras que os manuais sionistas contam. Vá atrás de fontes confiáveis. Há ótimos historiadores judeus, em Israel, cujos livros contam a verdade — retirada dos documentos sionistas. Salám.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.