O ex-presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, estreou nessa segunda-feira (30) seu blog no site da Brookings, instituição de pesquisa independente. Para brasileiros, podem gerar espanto o título e o primeiro parágrafo: Por que as taxas de juros são tão baixas?
Explica-se: no Primeiro Mundo estão mesmo baixíssimas. Por exemplo, o retorno do bônus governamental está em torno de 0,2% ao ano na Alemanha, 0,3% no Japão e 1,6% no Reino Unido.
Claro que o senso comum diria que os Bancos Centrais são responsáveis por essas taxas historicamente baixas. Segundo o ex-Fed, isso é parcialmente verdadeiro. As taxas de juros reais são determinadas por uma gama ampla de fatores, incluindo as perspectivas de crescimento da economia.
Em uma espécie de justificativa de sua gestão, ele diz que os juros nos Estados Unidos não estão artificialmente baixos. Sua tese é: se o BC mantém juros baixos, a economia pode se recuperar mais rapidamente, com um nível saudável de investimento na economia. E inegavelmente isso está dando certo.
Deixe um comentário