Boicote da grande imprensa a Lula sonega informações aos brasileiros

Uma das máximas do grande jornalista Hamilton Almeida Filho, conhecido no meio jornalístico como Haf, era: não se briga com a notícia. É exatamente o que a grande imprensa brasileira está fazendo atualmente. Chamo de grande imprensa os diários com mais de 100 mil exemplares de circulação, noticiários de TV e rádio – que, no fim das contas geralmente repercutem o que já saiu no papel.

Pois bem. Assim como dezenas de jornalistas eu recebo informes do Instituto Lula postados no facebook a respeito da agenda de um dos quatro caras mais queridos do Brasil (segundo Silvio Santos). Na semana passada, Lula esteve com Bill Clinton, o ex-presidente americano mais bem avaliado, em Nova York; anteontem, em Montevidéu, com Pepe Mujica, o presidente do Uruguai que surpreende o mundo. Entre um encontro e outro, foi a Minas apoiar a eleição de seu amigo Fernando Pimentel. Mas nada disso chega aos jornais que ignoram olimpicamente sua agenda. Só abrem espaço para dar alguma notícia negativa, reduzindo-o à condição de “ex-presidente”.

Ao brigarem com a notícia – e assim sonegarem informações aos brasileiros, – os principais jornais do país (e mais precisamente os do Rio e de São Paulo) não mostram o óbvio: que Lula é o principal político brasileiro (e não apenas um ex-presidente) e a caminho de se tornar a mais importante figura da América Latina, tendo ou não mandato de presidente do Brasil. Se os jornais de hoje fizessem jornalismo de verdade, como se fazia nos anos da ditadura brasileira, deveriam escalar um plantonista no Instituto Lula para ficar colado no cara. Ele é a notícia.  


Comentários

2 respostas para “Boicote da grande imprensa a Lula sonega informações aos brasileiros”

  1. Não entendi essa coluna !! Quer dizer então que se o Lula cagar, peidar ou qualquer coisa escatológica que fizer (isso na política também) tem que ser noticiado. Para esse colunista socialista e covarde (ainda falta responder sobre o Lobão no Roda Viva) corrupção, violência, inflação, pibinho, Venezuela, Ucrânia, MST, CEF são coisas menores. Oohh “projetinho” de revolucionário, não haja como cretino, por favor. Lula é notícia sempre, só que pra você, toda notícia sobre esse barbudo picareta tem que ser positiva. Ta aí a diferença.

  2. Fiquei bobo. Então perseguir a notícia é apoiar o ex-presidente. Sim porque, no vosso entender, ir aonde a informação está, é correr atrás do Lula. Meu amigo… Digo, companheiro (não é, mas, enfim, vamo sacanear!), estou para ver argumento de esquerda tão enviesado, tendencioso e chucro em todos os meus 53 anos de vida. Com ideias como essa, defendendo teses esdrúxulas assim, aconselharia ao senhor, com todo respeito, sair para as manifestações com um bom par coturnos para bicar e/ou coiçar portas blindex de empresas e instituições grandes representantes do capital privado… Não perca seu tempo escrevendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.