“Olá Alex, boa tarde. Tudo bem? Identificamos uma publicação sua no site da Revista Brasileiros, relacionada ao Colégio Rio Branco, no dia 28/02. Gostaríamos de expressar nosso posicionamento institucional. Segue abaixo, carta oficial da direção-geral da instituição. Estamos à disposição. Um abraço, Adriana Tornero Coordenadora de Comunicação Externa Assessoria de Imprensa.”
Recebi este e-mail e a carta que anuncia hoje (6). Reproduzo-a, logo adiante, na íntegra. Destaco, porém, o parágrafo mais importante:
“Com relação ao episódio, noticiado na imprensa, envolvendo a menção anônima de símbolos de intolerância, o Colégio vem por meio deste comunicado, esclarecer que se trata de um fato isolado e individual, tratado com máximo rigor e atenção, mas que em nada reproduz o posicionamento da instituição e sua comunidade, tradicionalmente reconhecida pela qualidade na formação de gerações de cidadãos de bem, ao longo de sua história.”
Louvável a preocupação do colégio em se pronunciar a respeito, em vez de silenciar; no entanto, estou certo de que haveria motivos para mais elogios ainda se a direção avançasse um passo em direção à elucidação do caso. Se numa bela manhã uma aluna judaica encontrou em sua carteira desenhos antissemitas alguém os produziu de um dia para o outro. Quem? Um aluno? Um professor? Um funcionário? Um estranho? Essa dúvida não pode permanecer parada no ar. Tanto a vítima quanto todas as pessoas de bem – dentre as quais incluo a direção do Colégio Rio Branco – merecem conhecer todos os detalhes do lamentável e covarde episódio.
COMUNICADO OFICIAL – COLÉGIO RIO BRANCO
São Paulo, 06 de março de 2014.
Ao longo de 68 anos de dedicação à educação de crianças e jovens, o tradicional Colégio Rio Branco, instituição mantida pela Fundação de Rotarianos de São Paulo, sempre teve imenso respeito e orgulho em ter em sua formação histórica, dentre outras, a presença da comunidade judaica.
A comunidade Riobranquina é constituída pela pluralidade cultural, social e religiosa, tanto entre seus alunos, como em seu corpo docente e equipe de colaboradores. O acolhimento à diversidade, em suas variadas dimensões, é um dos princípios norteadores da ação educativa, explicitados no Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição.
O Colégio Rio Branco integra o programa de escolas associadas à UNESCO (PEA UNESCO), fazendo parte, portanto, de uma rede de instituições que tem em sua agenda, a promoção da paz e a valorização dos direitos humanos. Nas suas vivências cotidianas, desenvolve, dentre outros, estudos e reflexões relacionados aos diversos períodos históricos, muitos, infelizmente, marcados por episódios em que a intolerância religiosa ou racial, assim como a outros grupos minoritários foram, e ainda são, focos de grandes tragédias.
Com relação ao episódio, noticiado na imprensa, envolvendo a menção anônima de símbolos de intolerância, o Colégio vem por meio deste comunicado, esclarecer que se trata de um fato isolado e individual, tratado com máximo rigor e atenção, mas que em nada reproduz o posicionamento da instituição e sua comunidade, tradicionalmente reconhecida pela qualidade na formação de gerações de cidadãos de bem, ao longo de sua história.
Dentre a vasta agenda de trabalhos aplicados a temas relacionados, destaca-se recentemente, no segundo semestre de 2013, a peça teatral Humana Mente, produzida pelo tradicional Grupo de Teatro Rio Branco em parceria com o Centro de Educação para Surdos Rio Branco (CES), professores de diferentes disciplinas e alunos do Ensino Médio, a qual resgatou fatos históricos e mostrou a dor e o sofrimento das pessoas que viveram entre os períodos das 1ª e 2ª Guerras Mundiais. Segue para conhecimento, link deste registro: http://zip.net/
Ainda durante o ano de 2013, dentro do projeto Cine Clube Rio Branco, no qual é realizada uma análise entre os alunos, com a ajuda de especialistas e docentes sobre aspectos de importantes obras cinematográficas, foi trabalhado o filme “O Grande Ditador”, com grande contextualização sobre o nazismo. Acesse: http://zip.net/bjmC4J
Na lista de obras literárias que integra o currículo escolar dos alunos, destaca-se: The Diary of a Young Girl, de Anne Frank; Cavalo de Guerra, de Michael Morpurgo; Vozes Roubadas – Diários de Guerra, editado por Melanie Challenger e Zlata Filipovic; Diário da Queda, de Michael Laub; O Muro – Crescendo atrás da Cortina de Ferro, de Peter Sís; Eu sou Malala, de Malala Yousafzai.
No que se refere ao calendário escolar, diante da grande população judaica que integra a instituição, o Colégio Rio Branco mantém o cuidado em adaptar sua agenda de provas e principais atividades escolares às principais datas comemorativas e simbólicas para os judeus, a fim de não prejudicar o desempenho escolar destes alunos e estimular o convívio harmônico e o respeito entre os demais colegas.
Cabe ainda ressaltar, que o Colégio Rio Branco já dispôs em sua grade de cursos extracurriculares, programa no qual as crianças tiveram a oportunidade de conhecer, de forma lúdica, a cultura e valores judaicos.
Nesse sentido, reiteramos o nosso orgulho e honra em partilhar com as famílias, a formação de crianças e jovens cidadãos do mundo, munidos de rico repertório cultural, histórico, afetivo e ético, capazes de construir, com protagonismo, uma sociedade mais justa e solidária.
Cordialmente,
Colégio Rio Branco.
A direção.
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