Diário da política: deu a louca no Brasil

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil (Arquivo)
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil (Arquivo)

O clima de histeria e de ódio faz pensar que o Brasil mudou. Para pior.

Pessoas vão às ruas protestar contra a corrupção vestindo orgulhosamente a camiseta amarela da CBF, talvez a instituição mais corrupta do País, com ex-presidente preso nos Estados Unidos, outro que não pode viajar ao exterior, sem contar outros malfeitos.

Pessoas inteligentes e cultas, que foram vítimas e lutaram para derrubar a ditadura, como Fernando Gabeira e José Serra juntam-se aos admiradores de Bolsonaro e da intervenção militar, saudosistas da ditadura.

Pessoas socialmente bem posicionadas, com muito dinheiro no bolso e no banco protestam contra a situação econômica como se tivessem empobrecido.

Pessoas com diploma universitário estão certas de que o dólar desce porque Lula está sob risco de prisão, como se manchetes influenciassem o mercado internacional do câmbio.

Pessoas inteligentes e cultas não percebem que os organizadores dos protestos são financiados por empresas como o Grupo Ultra, diretamente interessado na debacle da Petrobrás, cujo presidente tem ligações com grupos internacionais de direita e que há alguns anos, ao lado da Editora Abril e das Organizações Globo mantém o Instituto Millenium, encarregado de convencer os brasileiros de que a direita é o melhor caminho.

Três milhões de pessoas nas ruas são consideradas suficientes, pela imprensa, para derrubar um governo eleito por 53 milhões.

Aécio e Alckmin são hostilizados pelos organizadores, num evidente sinal de que eles querem um País sem políticos, e País sem políticos não é uma democracia.

E, ainda assim, continuam nessa nau dos insensatos.

Um juiz, que deveria zelar pela sua imparcialidade alia-se alegremente ao que há de mais conservador do PSDB e é aplaudido pela turba.

Três promotores tentam envolver um ex-presidente da República numa quadrilha que fraudou apartamentos do Bancoop, colocando-o ao lado de acusados que merecem penas elevadas, enquanto as penas dele, em caso de condenação, não chegam a quatro anos.

Acusam Lula de lavagem de dinheiro sem provar onde está o dinheiro e se de fato se originou de alguma ilegalidade.

Pedem sua prisão preventiva sob a justificativa de que pode fugir, sendo ele a pessoa mais conhecida do Brasil depois de Pelé e de Silvio Santos.  

Alguns juristas e políticos contestam suas decisões, mas a imprensa de oposição ao governo transforma sandices em verdades   absolutas.

Políticos considerados sérios discutem o pós-Dilma, num flagrante desrespeito à Constituição, segundo a qual o presidente deixa o poder somente depois de cumprido um rito na Câmara e no Senado que não é instantâneo.

Deputados pressionam a presidente a renunciar, transformando um ato de vontade própria num ato da vontade deles.

Diante de tantos sinais de que as instituições democráticas correm perigo, pessoas decentes, corretas, competentes e honestas vão às ruas fazer carnaval para derrubar a presidente, sem se preocupar com o que virá depois.


Comentários

5 respostas para “Diário da política: deu a louca no Brasil”

  1. Esses, é que os chamo de analfabetos funcionais! Uma classe média burra, querendo ascender as elites, quando não passam de mamulengos nas mãos dos golpistas!

  2. Avatar de henrique marques
    henrique marques

    Certos pensadores defendem a teoria de que “os políticos são o espelho da população”, dizendo que eles são corruptos porque a população é corrupta. Concordo em parte. É hora de usarmos nossa consciência e sermos nossos próprios acusadores. Antes que “o gigante da América latina” deteriore-se ainda mais. O pior é que acabamos votando naquele que parece mais negociador de votos. Li um ótimo livro chamado “O Brasil Tem Cura” e sei que agora vou refletir muito sobre em quem devo votar.
    Quanto ao autor do texto dessa pagina. Oque acha que deveríamos fazer? Segundo sua opinião – que alias me pareceu muito preconceituosa – ninguém teria o direito de ter ido as ruas protestar. Seria melhor não ter feito nada???

  3. Avatar de Welbi Maia Brito
    Welbi Maia Brito

    Milhões de pessoas foram às ruas contra o PT, Dilma e Lula. Mas a imprensa precisa criticar os tucanos para parecer imparcial. Se alguns criticaram Geraldo Alckmin e Aécio, muitos outros os apoiaram por participarem do ato como cidadãos. O desgaste que o PT trouxe à classe política acabou afetando todos. Mesmo aqueles que nunca se envolveram em casos de corrupção, como o governador Alckmin.

  4. Avatar de Carlos Abreu
    Carlos Abreu

    Em uma sociedade que preza José Serra e Fernando Gabeira como pessoas “pessoas inteligentes e cultas”, só leva-me a crer que merecemos o que passamos no atual cenário político.

  5. Para reflexão,(discurso de Luther King em 1963 em Detroit Michigan.)
    No entanto, o que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, do sem caráter, dos sem ética. “O que mais preocupa é o silêncio dos bons”
    ‘”conheceres a verdade e ela vos libertará”,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.