A notícia foi espalhada hoje pelo senador Ronaldo Caiado: Lula impetrou habeas-corpus preventivo. (Acompanhado, é claro, de algum comentário sarcástico do tipo: só pede habeas-corpus quem tem culpa no cartório). Mas a história não era bem essa: logo se soube que um cidadão chamado Mauricio Ramos Thomaz o impetrara, não Lula. Quem é esse cidadão? Um consultor. Basta ler o documento para constatar que a iniciativa foi de alguém que quer expô-lo. Estranhamente, a legislação brasileira permite que qualquer pessoa peça habeas-corpus para outra. Diz o texto:
Situação: MOVIMENTO
Justiça gratuita: não requerida
Valor da causa: 0,00
Intervenção MP: não
Maior de 60 anos: não
Competência: penal (Turma)
Assuntos:
1) “Lavagem” ou Ocultação de Bens, Direitos ou Valores Oriundos de Corrupção (Lei 9.613.1998, art.1º. V)
2) Prisão Preventiva
PACIENTE/ IMPETRANTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
IMPETRADO Juízo Federal da 13ª. VP de Curitiba
Há dois claros sinais de que a iniciativa não foi do Lula. Primeiro, ele é maior de 60 anos, ao contrário do que diz o pedido. Segundo, Lula não seria ingênuo a ponto de pedir proteção de algo do que não foi acusado (“lavagem”, “ocultação de bens”) nem de “prisão preventiva”. Seria uma confissão de culpa que nem o mais naif dos seres humanos faria. E Lula nunca foi e nunca será naif.
Não dá para cravar que o senador Caiado esteja envolvido na armação. Mas não há dúvida de que quem impetrou esse habeas-corpus, em seu nome ou em nome de outra pessoa, é alguém que no mínimo não gosta do Lula.
Deixe um comentário