Diário da política: Passeatas a esmo não levam a lugar nenhum

Os que não viram ou não se lembram podem encontrar paralelos entre as passeatas atuais –  a de sexta, 13 e a de hoje, 15 de março – com as de 30 anos atrás que levaram ao fim da ditadura militar de 1964.

Mas as diferenças são gritantes. As passeatas de então tinham uma pauta única, rostos conhecidos e não se resumiam a uma caminhada pela cidade empunhando cartazes de protesto: elas desembocavam num logradouro público onde havia um comício no qual os mesmos rostos da passeata explicavam o por quê daquele movimento para um auditório ao ar livre que chegou a 1 milhão em São Paulo e no Rio e aquele discurso chegava a milhões de brasileiros em todo o país.

As manifestações atuais, a favor ou contra o governo, não têm líderes visíveis, não têm pauta definida, – chegando ao extremo de a passeata do dia 13 ao mesmo tempo defender e criticar o governo e a de hoje pedir e não pedir impeachment – e não deixam legado porque terminam numa dispersão e não num comício. As passeatas atuais lembram mais carnaval do que política.

São passeatas a esmo, que não levam a lugar algum porque não têm líderes definidos, pauta definida nem discurso. Por isso acabam se diluindo no tempo, como aquelas tão badaladas de junho de 2013 – não tem como fazer passeata todo dia. Nem a passeata do dia 13 vai fortalecer o governo, nem a de hoje derrubá-lo: numa democracia, o governo cai por seus próprios desacertos.


Comments

3 respostas para “Diário da política: Passeatas a esmo não levam a lugar nenhum”

  1. A ignorância de um jornalista à esquerda. Este bloco de quase dois milhões sabe muito bem o que quer. UM BLOCO COM QUASE TODAS AS CLASSES SOCIAIS REUNIDAS. Que um objetivo em comum tirar a camarada do poder. Fora presidente e leve o partido junto!

  2. Avatar de Marcelo Luiz Correa
    Marcelo Luiz Correa

    EU SEMPRE ACHEI QUE O BRASIL É UM PAÍS SEM LÍDERES, QUE A SAÍDA DA DILMA É NECESSÁRIA, ISSO É INDISCUTÍVEL, MAS ONDE ESTÃO OS líderes DO POVO PARA ARTICULAR SUA EXPULSÃO? ONTEM MESMO, AÉCIO E MARINA ESTAVAM DEFENDENDO A PERMANÊNCIA DE DILMA, NUMA INEQUÍVOCA DEMONSTRAÇÃO DE ESTUPIDEZ E DESQUALIFICAÇÃO DE SUA CONDIÇÃO DE CHEFES DE PARTIDO!

  3. […] do site Brasileiros critica manifestos como os ocorridos nos dias 13 e 15 e diz que passeatas atuais lembram mais […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.