Meu amigo jornaleiro tem uma solução para o Brasil, como ele próprio contou para mim, esta manhã, enquanto arrumava as pilhas de revistas e suas manchetes bombásticas.
Os militares assumem o poder durante um ano, prendem todos os políticos ladrões e então convocam eleições novamente.
Eu tentei argumentar que militares são treinados para a guerra e que problema de corrupção é com a Justiça, mas não tive sucesso. Dizia ele que o Judiciário também é corrupto e que só os militares poderiam dar um jeito.
O que meu amigo tornou público, ao desabafar para mim, pode estar coçando a cabeça de muitas pessoas que cometem o mesmo erro que ele.
Nenhum exército do mundo foi treinado para comandar uma luta contra a corrupção, nenhum exército do mundo fica no poder apenas um ano quando assume no lugar dos civis.
Meu amigo, como tantos outros milhões de brasileiros era muito criança quando tivemos ditadura no Brasil, não sabe o mal que fez a todos nós, quanto prejuízo do ponto de vista econômico e intelectual a ditadura causou.
A cada vez que nos espantamos diante das manchetes de corrupção não podemos deixar de gritar “corrupção, não”! Mas também devemos gritar “ditadura de novo, não”!
A democracia tem crises. Mas elas têm que ser resolvidas pela democracia. E serão. Nenhuma crise resiste ao tempo.
Deixe um comentário