Comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, divulgado há pouco, afirma que a Federação Russa tem o direito de proteger compatriotas na Ucrânia já que as autoridades de Kiev não controlam o país. É a resposta aos acontecimentos verificados ontem em Donetsk (Ucrânia) quando manifestantes que protestavam contra o novo governo ucraniano foram atacados por grupos de direita vindos de outras regiões do país.
Trecho do comunicado: “Nós temos afirmado reiteradamente que as autoridades que assumiram o poder em Kiev devem desarmar os (grupos) paramilitares e garantir a segurança pública e o direito legítimo das pessoas de realizar comícios. Infelizmente, (…) isso não está acontecendo.”
Essa história de invadir um país para proteger seus cidadãos é mais velha que andar pra trás. Está cada vez mais claro que Putin não quer anexar apenas a Criméia, mas a Ucrânia. Obama e Merkel vão tentar impedir porque não querem Putin ainda mais forte. Mas será que vão conseguir apenas com sanções econômicas se quem tem o controle do gás para a Europa é Putin?
Deixe um comentário