Embaladas por cores e sabores, as águas aromatizadas têm gosto delicado e único, além de serem fáceis de preparar e esteticamente lindas. Para fazer é simples e, dependendo do gosto pessoal, pode se tornar uma bebida sofisticada e elegante. O consumo também é diverso, seja para matar a sede, seja para harmonizar com pratos elaborados. Você pode se deliciar em casa ou encontrar essas delícias em restaurantes de alta gastronomia espalhados pelo mundo. Separei aqui algumas dicas e pequenas receitas para quem quer reproduzir essas maravilhas.
O mais importante é a escolha de ingredientes de qualidade, uma vez que o sabor será dos mais puros. Trabalhe sempre com água mineral com ou sem gás, pois normalmente as filtradas de torneira possuem muito cloro, o que interfere diretamente no resultado final.
O tempo de infusão dos ingredientes na água também é quesito bastante importante. Portanto, deixe a mistura em descanso por, no mínimo, 30 minutos antes de servir, assim os sabores serão mais intensos.
Você pode trabalhar com cascas, polpas ou suco de frutas, porém alguns cuidados são necessários para cada um deles. Com as cascas, uma infusão muito prolongada pode deixar a preparação amarga. Por isso, evite deixá-las por mais de duas horas. Para as polpas, após o tempo mínimo de infusão, passe a água por um coador para separar eventuais sedimentos, assim como o suco.
Sempre coloque muito gelo depois do tempo de infusão ou mantenha na geladeira para deixá-la ainda mais gostosa.
Aqui seguem algumas combinações que dão certo:
– Água + cascas de limão siciliano
– Água + cascas de lima da pérsia + hortelã
– Água + alecrim + cascas de limão-cravo
– Água + “estrelas” de carambola
O mais importante de tudo: divirta-se!
Deixe um comentário