Festival Wesak – semana de nascimento, iluminação e Buddha

No dia 4 de maio a Lua Cheia  é  o Plenilúnio de Touro, o Festival Wesak (que significa maio em sânscrito) sendo a mais importante comemoração dos budistas e para todos os que se interessam pelos ensinamentos do Buddha, porque é a semana em que se comemora o Nascimento, a Iluminação e o passamento de Siddhartha Gautama. Idealmente, um equilíbrio deve ser encontrado entre as duas energias, Touro e Escorpião, o equilíbrio entre tudo que é meu (Touro) e tudo o que é seu (Escorpião). Esta Lua cheia também enfatiza o conceito de forma, estabilidade (Touro) versus transformação (Escorpião). Enquanto Touro lida com a matéria, valores pessoais, bens materiais e segurança, Escorpião governa a destruição da forma, bens compartilhados, mudança e transformação. O Sol em Touro quer que sejamos felizes com as coisas simples e palpáveis da vida, enquanto a Lua em Escorpião Lua chama a nossa atenção para o mergulho profundo, a necessidade de conhecermos melhor nosso psiquismo e transformar-nos. Negligenciar cada extremidade desta dicotomia certamente irá se voltar contra nós. Também no dia 4, o Sol faz um quadrado com Júpiter e proporciona uma inquietação vaga e descontentamento com a vida como ela é. Queremos mais e mais. Seria bom relaxar e refletir sobre os excessos. No dia 6 de maio Vênus faz um semiquadrado com Júpiter. Tome cuidado para não exagerar seus sentimentos ou a criar expectativas irreais com seu parceiro. O sextil de Sol com Plutão, também no dia 6, inclina a que nossa capacidade de concentração e foco nos auxilie a alcançar o que nos propusemos a fazer. No dia 7 Vênus ingressa no sensível signo de Câncer e aí permanece até o dia 6 de junho. Aproveite para expressar seus sentimentos mais profundos e trate quem você ama com simpatia e ternura. A família também pode nos trazer muitas alegrias. Sua vida amorosa está prestes a ficar mais interessante. No dia 9 de maio Vênus faz um quincuncx com Saturno trazendo o medo de rejeição, distanciamento emocional e excesso de sensibilidade em nossos relacionamentos afetivos. Também no dia 9, temos um quadrado de Mercúrio com Netuno que ativa a criatividade e a imaginação. Mas cuidado para não fantasiar demais! As percepções tornam-se confusas, irrealistas ou demasiado idealistas

4 de maio – Plenilúnio de Touro – Festival Wesak

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

4 de maio às 0h43min (Horário de Brasília)

Os três principais festivais espirituais comemorados durante o ano são os da Lua Cheia de Áries, Touro e Gêmeos. A Páscoa, ou o Festival do Cristo Ressuscitado, determinada pela Lua Cheia de Áries, é seguido pelo Festival da Lua Cheia de Wesak ou Festival de Buddha (Lua Cheia de Touro). Ambos se fundem num terceiro festival, o da Lua Cheia de Gêmeos, no Dia Mundial de Invocação ou Festa da Humanidade.

Wesak (que significa maio em sânscrito) é a mais importante comemoração dos budistas e para todos os que se interessam pelos ensinamentos do Buddha, porque é a semana em que se comemora o Nascimento, a Iluminação e o passamento de Siddhartha Gautama.

Numa manhã de Lua Cheia do quarto mês lunar, que corresponde quase sempre ao mês de maio, que nasceu, como príncipe, Siddhartha Gautama. Também numa Lua Cheia do mês de Wesak, aos 35 anos de idade, após ter passado seis anos de mortificações e penitências, Buddha sentou sob uma figueira e alcançou alto grau de Iluminação. Pregou seus ensinamentos durante 45 anos e, com a idade de 80 anos, na localidade de Kusinagara, Buddha passa para o Paranirvana, novamente num dia de Lua Cheia.

Na Índia o Festival de Wesak tem sido considerado durante séculos como uma festa pública e um dia santo. Em muitos lugares do mundo, simultaneamente, Mestres, discípulos e pessoas de boa vontade se reúnem para celebrar esse festival, fazendo retiros de silêncio, meditação e oração, numa preparação grupal para a invocação do Amor e da Paz Universal.

Você também pode se concentrar nessa Invocação nos dois dias antes da Lua Cheia, no dia da Lua Cheia, e nos dois dias que a sucedem, ao amanhecer, ao meio-dia, no pôr do sol e no momento exato do plenilúnio

O momento pleno de Wesak acontece na entrada da Lua Cheia em Escorpião e o Sol em Touro. Aproveitando a energia transmutada a de Escorpião e a tenacidade e perseverança de Touro é possível um mergulho profundo em nosso inconsciente para descobrir e transmutar padrões compulsivos, obsessivos e rígidos. Escorpião rege as regras que você compartilha com os outros, sejam ações financeiras conjuntas seja intimidade física e emocional.

Esta Lua Cheia cai no mesmo grau de um dos 7 quadrados entre Urano e Plutão a 13º Aries / Capricórnio. O que ocorre é que tudo o que foi ativado por este quadrado, que aconteceu entre 2012 e março de 2015, é reativado emocionalmente por esta Lua cheia, convidando-nos, assim, a manter contato com sentimentos relacionados a mudanças nas estruturas de nossa vida que tiveram lugar nesses últimos três anos.

4 de maio – Sol quadrado Júpiter
O Sol em Touro está focado em solidificar e estruturar, Júpiter em Leão, por sua vez, gosta de emoções fortes. Então você precisará de bom senso para refrear seus impulsos e acomodar suas emoções e sensibilidade. Este quadrado proporciona uma inquietação vaga e descontentamento com a vida como ela é. Queremos mais e mais. Seria bom relaxar e refletir sobre os excessos.Este momento também lhe proporciona a chance de dar um passo atrás e refletir. Reorganize-se e veja onde deseja crescer!

6 de maio – Vênus semiquadrado Júpiter
Neste momento experimentamos um forte desejo de mais prazer em nossas vidas, o que pode ser excessivo. Tome cuidado para não exagerar seus sentimentos ou a criar expectativas irreais com seu parceiro.

6 de maio  –  Sol trígono Plutão
Este aspecto promete muita ajuda de pessoas em posições de poder. Este aspecto só ocorre duas vezes por ano então aproveite qualquer oportunidade que se apresente, pois este é um período bastante benéfico para mudar as situações e colocá-las a seu favor. Somos capazes de chegar ao fundo das coisas e nos percebemos mais decididos do que o habitual. Este aspecto também permite mudanças em várias áreas: relacionamentos, hábitos alimentares, a forma como você administra seu tempo e muitos outros aspectos que percebemos como prejudiciais.

7 de maio  – Vênus ingressa no signo de Câncer
No momento aproveite para expressar seus sentimentos mais profundos e trate quem você ama com simpatia e ternura. A família também pode nos trazer muitas alegrias.  Agora amor e apoio emocional são muito importantes para nós, pois fornecem uma sensação de segurança interior. Em assuntos do amor, mergulhe no reino emocional e dê um descanso para a sua mente!!! Vênus transita em Câncer até o dia 6 de junho.

9 de maio – Vênus quincuncx Saturno
A sensação de que podemos não ser capazes de expressar nossas afeições, ou que nossa afeição não será bem recebida, pode prejudicar nossos relacionamentos íntimos.

9 de maio – Mercúrio quadrado Netuno
Durante o período em que Mercúrio permanecer em Gêmeos, seu signo de regência, pese os prós e contras de qualquer projeto para perceber qual pode funcionar ou não. Análise e racionalidade são dois atributos deste signo e, quando bem usados, são uma poderosa ferramenta. O quadrado de Mercúrio com Netuno ativa a criatividade e a imaginação. Mas cuidado para não fantasiar demais! As percepções são confusas, irrealistas ou demasiado idealistas e as conversas podem ser vagas.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.