Na próxima semana, dia 26 de janeiro, um asteroide com mais de 500 metros de largura passará perto da Terra. O quão perto? Bem, o suficiente para ser visto por todos nós.
Mas não é preciso entrar em pânico ou correr para as colinas como num filme do final dos anos 1990. O asteroide não está em rota de colisão com nosso querido planeta. Ufa.
Em todo caso não pense que você conseguirá vê-lo a olho nu como uma estrela cadente e fazer um pedido. A boa notícia – para alguém sempre é – é que será possível visualizar o corpo celeste com um pequeno telescópio ou um binóculo avançado.
Batizado de “2004 BL86”, o asteroide chegará pouco mais de um milhão de quilômetros da Terra – o equivalente a cerca de três vezes a distância da Lua.
Na Califórnia, a NASA e um observatório em Porto Rico se preparam para observar o asteroide e obter dados e imagens para estudá-lo depois.
O “2004 BL86” foi descoberto no dia 30 de janeiro de 2004 por astrônomos enquanto operavam o telescópio Lincoln Near-Earth Asteroid Research em White Sands, New Mexico, US.
Depois disso, programe sua agenda para o 7 de agosto de 2027. Nessa data, um sábado no caso, outro corpo celeste – o “1999AN10” – passará a 30.400 quilômetros do nosso planeta. Você sabe o que estará fazendo até lá?
Deixe um comentário