É jazz? É Bossa Nova? É música caribenha? São dois pianos? É dueto? É Chucho Valdés com João Donato no show Conexão Brasil-Cuba . O ineditismo do show ultrapassa, e muito, o comum pela primeira vez reunidos. Traz um brasileiro muitos anos radicado no Estados Unidos com um cubano que domina o jazz afro cubano. As raízes vêm e crescem nos improvisos, na força da execução.
O set-list combina a mistura dos ritmos na sua composição e a mistura das músicas. Não fosse outro o idealizador/produtor Pedro Paulo Machado, proprietário do legendário Mistura Fina do Rio de Janeiro. Estão lá clássicos cubanos e brasileiros como “Bananeira” (Donato e Gilberto Gil); “Nasci para Bailar” (Donato e Paulo André Barata); “Emoriô” (Donato e Gilberto Gil); “Aquarela do Brasil” (Ary Barroso); “Guantanamera” (poema de José Martí e musica Josito Fernandez); “Bésame mucho” (Consuelo Velásquez) e muitas mais!
Também serão incluídas músicas do pai de Chucho, o pianista Bebo Valdés, um dos maiores nomes da história da música cubana, e principal influência de ambos os músicos: “Bebo me ensinou tudo sobre a música cubana, sul-americana, o jazz e como trabalhar com a orquestra. A música cubana e a música do Brasil têm raízes muito próximas. Ritmicamente são fantásticas, e as harmonias são preciosas”, diz Chucho.
Para Donato, “o interesse (pela música cubana) começou desde pequeno quando comecei a ouvir música cubana, jazz cubano. E aí comecei a me inspirar no mestre BeboValdés para me aproximar desse estilo. Uma vez ouvi: ‘começas imitando um pouco aquilo que admiras no outro’. Então comecei imitando Bebo Valdés, pai de Chucho. A música cubana é a que mais me encanta no mundo, fora a brasileira. E no fundo de tudo isso está o jazz. Pode tocar samba, chachachá, guaracha, tango, o que for, mas tem que ter jazz, o espírito do jazz!”
São dois pianos, duas maneiras de ver a música latina e sua influência de mão dupla com o jazz americano, são dois instrumentistas que vão além de tocar o instrumento. São dois deuses que descem o Olimpo e dividem generosamente com os súditos o melhor da música.
Leia também:
A revolução elétr(ôn)ica de João Donato
Serviço:
Conexão Brasil-Cuba:João Donato e Chucho Valdés
Quando: 26, 27 e 28/03;
Duração: 1h30 (Não recomendado para menores de 18 anos);
Onde: Sesc Belenzinho,Rua Padre Adelino, 1000, Belém, São Paulo/SP (11) 2076.9700.
Deixe um comentário