Por mais cético que você seja, em algum momento você deve ter se questionado sobre a vida além do seu CEP, quer dizer, a vida a anos-luz dele.
Não à toa. O cinema, a literatura de ficção científica e os documentários da Discovery Channel criam ou dão relatos bem intrigantes (ou seriam convincentes?) acerca da existência extraterrestre.
E é bem provável que se você não for nenhum alienígena, um dos filmes que marcaram sua infância ou adolescência – ou pelo menos a bilheteria do cinema da sua cidade – trazia como protagonista um E.T..
Steven Spielberg em algum momento fez você acreditar em vida alienígena e, bem, a Nasa pretende convencê-lo do mesmo.
Para a agência espacial americana é só uma questão de tempo até encontrarmos vida em outros planetas.
Mas é claro, a Nasa não está falando de personagens que inspiraram uma série estrelada por Sigourney Weaver.
Durante palestra pública realizada em Washington, EUA, no início desta semana, cientistas da agência discutiram a probabilidade de encontrar vida em nosso sistema solar.
A lógica é que os elementos essenciais para gerar a vida, como a água, aos poucos são identificados em outros planetas.
“Eu acredito que nós teremos fortes indicações de vida além da Terra na próxima década e teremos evidências definitivas dela nos próximos 10 a 20 anos”, declarou Ellen Stofan, cientista da Nasa durante um dos paineis.
Há algumas semanas, a própria Nasa anunciou a descoberta de água salgada na maior lua de Jupiter, a Ganymede.
No final de março, a mesma agência anunciou que seu rover, o Curiosity, tinha descoberto pela primeira vez nitrogênio na superfície marciana, elemento essencial para a formação da vida.
Outras luas e planetas anões também foram apontados como capazes de abrigar água, caso da Enceladus e Titan, luas de saturno, Callisto, lua de Jupiter e Plutão.
A teoria de que não estamos sozinho no universo pode ganhar novas conclusões com uma missão prevista da Nasa para 2020.
No ano passado, a agência anunciou planos de enviar uma missão não tripulada para a Europa, no caso a lua de Júpiter coberta de água e apontada como um local potencial para a vida.
Deixe um comentário