Manual do perfeito midiota – 33

Foto: EBC
E você, midiota em busca da perfeição, foi fazer uma selfie com o pato amarelo da Fiesp. Foto: EBC

Você deve ter lido, nesta semana, sobre o empresário, diretor da Fiesp desde 1983, que deve mais de R$ 6 bilhões ao Fisco.

Laodsé de Abreu Duarte, que tem nome de filósofo chinês, naturalmente contesta a dívida. Mas a própria nota oficial da Fiesp, emitida para se desvincular do indigitado caloteiro, afirma que a entidade “condena a excessiva carga tributária do País”, da mesma forma como “”é intransigente no combate à sonegação e à corrupção” – (atenção, advogados – aqui, a expressão “indigitado caloteiro” quer dizer “apontado como caloteiro”, afirmação que se justifica porque ele é cobrado publicamente pelo Tesouro).

Mas Laodsé – que não é o autor do Tao Te Ching –, tem reagido com serenidade oriental à última leva de notícias que dá conta de sua espantosa relação com a lei.

Ele pediu demissão de seu cargo na Fiesp e distribuiu notas afirmando que não pode ser chamado de caloteiro porque seu caso ainda não cumpriu toda a tramitação possível na Justiça.

Não é o mesmo tratamento que ele e seus colegas da poderosa associação da indústria recomendam, por exemplo, a personagens acusados seletivamente pela imprensa nos recentes escândalos de corrupção.

Foi, aliás, sob patrocínio da Fiesp que se desenvolveu o processo de golpe que interrompeu o mandato da presidente da República eleita em 2014.

Mas o caso do sr. Laodsé é dessas histórias que ganham as manchetes e logo se desvanecem, porque a mídia tradicional não quer discutir a questão central: o que mais prejudica o Brasil – a carga tributária que é paga pelos empresários e cidadãos honestos ou o buraco provocado no Tesouro pelos sonegadores?

Aliás, será que existe uma relação entre as alíquotas de impostos e taxas e a expectativa de arrecadação desidratada pela sonegação histórica?

A Federação do Comércio do Estado de São Paulo publica há anos um painel que atualiza minuto a minuto o peso dos tributos, mas nunca se preocupou em divulgar a carga da sonegação sobre os que cumprem suas obrigações tributárias.

O noticiário sobre o sr. Laodsé tem o mérito de levantar essa cortina: os valores devidos pelos sonegadores ao governo federal passam do trilhão de reais.

Nem mesmo os jornalistas especializados conseguem vislumbrar o que seja essa soma, sem consultar outras referências. É preciso observar, por exemplo, que apenas o valor cobrado do sr. Laodsé supera as dívidas de 18 Estados brasileiros, entre eles a Bahia e Pernambuco.

Se conseguisse recuperar 20% do total devido pelos grandes sonegadores, o Tesouro poderia cobrir o déficit público que, entre outras coisas, foi usado como justificativa para o afastamento de Dilma Rousseff, e poderia financiar todos os programas sociais que estão sendo ameaçados de corte pelo governo enterino.

Bom, tudo isso pode ser apreendido com pouco esforço na leitura do conjunto de notícias disponível na mídia em geral desde o dia 20 de junho, quando o site conjur.com.br publicou uma grande análise sobre o calote trilionário dos arautos da moralidade pública.

Mas o que você dificilmente vai ficar sabendo pelos jornais hegemônicos é que centenas de empresários são clientes de duas dezenas de escritórios de advocacia especializados em driblar as obrigações fiscais.

Um dos mais lustrosos entre esses consultores jurídicos foi preso há dez anos e ainda responde a processo, por distribuir uma cartilha ensinando a esconder dinheiro em empresas offshore.

Sabe aquela lista chamada de Panama Papers? Estão quase todos lá, mas a mídia tradicional não tem interesse em identificá-los.

E você, midiota em busca da perfeição, foi fazer uma selfie com o pato amarelo da Fiesp.

Sabe quem é o pato, não sabe?


Comments

Uma resposta para “Manual do perfeito midiota – 33”

  1. Avatar de carlos jesus
    carlos jesus

    pois no BRASIL nunca jamais HOUVE HÁ HAVERÁ CRISES etc na verdade os mais de 99,999% da população brasileira está pagando pelos ROUBOS ASSALTOS 171 GOLPES FRAUDES etc dos outros menos de 00,001% os MEGA SONEGADORES CORRUPTOS etc POLÍTICOS EMPRESÁRIOS EMPREITEIROS BANQUEIROS etc como ”””o Diretor da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo)que SONEGOU SO NEGA R$ 7 bilhões ao Fisco neste sentido obs que a RECEITA FEDERAL é IMPLACÁVEL com os pequenininhos porém é CEGA SURDA MUDA CONIVENTE OMISSA etc com os MEGA SONEGADORES etc como neste caso e de vários outros etc”””
    =
    pois só teremos CERTEZA que estamos numa VERDADEIRA CRISE só bem depois que mesmo quando1000%de cada centavinho dos TRILHÕES ANUAIS IMPOSTOMETROS RIQUEZAS RECURSOS NATURAIS etc mesmo sendo investidos aplicados internamente no BRASIL porém 1000% só á favor do NATIVO POVO BRASILEIRO etc e como também os JUROS TAXAS BANCÁRIOS CARTÕESCRÉDITOS FINANCIADORAS etc se rem igualzinho á INFLAÇÃO ANUAL hoje a inflação anual está em menos de 10% e os BANCOSetc como uma AGIOTAGEM 171 OFICIAL cobram mais de 400%900%JUROS TAXAS ANUAIS coisas inexistente nem mesmo nos paises com os piores IDH’S do mundo BURUNDI SOMÁLIA HAITI VENEZUELA CORÉIADONORTE etc juros da época da HIPERINFLAÇÃO OVERNIGHT 1964á1994 e mesmo assim todo o povobrasileiro ficarem numa situação como é hoje em dia aí sim de verdade estaremos em CRISES agora o que nos fizeram acreditar átravés da MÍDIAemGERAL foram só um montão de FALÁCIAS MENTI RAS ILUSÕES etc etc
    =
    pois tudoetodos átravés da MÍDIAemGERAL sempre viveram vivem dizendo que tudo é culpa efeito da CRISE ROMBO FINANCEIRO pois até hoje sempre estivemos e estamos ainda pagando pelos E FEITOS CONSEQUENCIAS RESUTADOS mas de todos os tipos variações de CORRUPÇÕES SONEGAÇÕES ENRIQUECIMENTOS-ILICITOS NEGOCIATAS PROPINAS SUBORNOS LAVAGENSDEDINHEI RO CAIXAS0102 1000 máfias facçõescriminosas milicias etc anualmente em trilhões de reais no BRASILeounoEXTERIOR etc porém nada ou quase nada em seus nomes tudo em nome de LARANJAS etc
    =
    obs que no BRASIL sempre teve tem milhões de POLÍTICOS PARTIDOSPOLÍTICOS SISTEMASPOLÍTICOS etc defendendo todos os tipos que se imagina ou não de IDEOLOGIAS PLATAFORMAS ELEITORAIS etc uns de fendem o COMUNISMO SOCIALISMO PATERNALISMO POPULISMO SALVADORESdaPÁTRIA IDOLATRIAS á POLÍTICOS a…b…c…outros o LIVRE COMÉRCIO EMPREENDEDORISMO etc outros as TRADIÇÕES FAMILIARESounão outros defendem os trabalhadores outros os LGBT etc etc porém nenhum deles tem nas suas plataformas eleitorais nada que se refere á FISCALIZAÇÃOetc
    =
    aonde tenha nem que seja direto indiretamente úm único centavinho dos trilhões anuais IMPOSTOMETROS RIQUEZAS RECURSOS NATURAIS etc investido aplicao á nível FEDERAL ESTADUAL MUNICIPAL DISTRI TAL FILANTROPIA OSS OS AUTARQUIA FUNDAÇÃO ONG EMPRESAPÚBLICAouMISTA TERCEIRIZADA QUINTEIRIZADA etc e como no EXTERIOR via BNDES TESOURONACIONAL etc pois cada centavinho BNDES TE SOURONACIONAL IMPOSTOMETRO etc tudo ali veio direto indiretamente do bolso de todos os PAGADORESdeIMPOSTOS CIDADÕESBRASILEIROS etc
    =
    os únicos e verdadeiros donos das RIQUEZAS RECURSOS NATURIAS NIÓBIO TERRAS RARAS TANTALO ZIRCONIO BAUXITAS TITANIO OURO DIAMANTE PRÉSAL ÁGUA ENERGIAELÉTRICA etc então por mais boa von tade que tenha o tal POLÍTICO por nada ali ser ter FISCALIZAÇÃOetc ali ele não pode fazer nada de nada mesmo, então é aonde todos os seus ELEITORES VOTOS CIDADÕES etc acabam tendo só decepçõ es enci ma de decepções etc pois ali já tem instalado há séculos verdadeiras máfias facçõescriminosas milicias etc ou o NOVATO POLÍTICO faz o que está na CARTILHA DELES PRÉESQUEMAS ou então…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.