Quem vai ser o Amarildo?

O Brasil ganhou, e ganhou bem, fez sua melhor partida na Copa do Mundo contra a Colômbia, venceu por 2 a 1 e comandou as ações durante os 90 minutos da partida. Mesmo assim, o clima era de derrota no pós-jogo, as mesas redondas de televisão estavam tomadas por pessimismo e nas ruas a comemoração era tímida, apesar da vaga para a semifinal.

O motivo é muito simples, em um lance besta no meio de campo, uma disputa de bola pelo alto, Neymar tomou uma entrada desleal pelas costas e saiu de campo urrando. pouco menos de 1 hora após o término do jogo veio a notícia que todos temiam, a grande estrela da seleção fraturou uma vértebra e está fora da Copa do Mundo.

Sim, Neymar é insubstituível, é o único no grupo dos 23 jogadores convocados capaz de, em uma jogada, mudar completamente o rumo de uma partida. Assim como era Pelé em 1962.

O Rei do Futebol apareceu para o mundo em 1958, aos 17 anos de idade, abismando a todos e dando a taça da Copa daquele ano para o Brasil. Quatro anos mais tarde, apesar dos apenas 21 anos de idade, ele já era a figura mais importante do futebol mundial e grande esperança tupiniquim na busca pelo bi. Era tanto esse cara que foi caçado nos dois primeiros jogos, contra México e Tchecoslováquia. Não aguentou, saiu machucado contra os europeus e não entrou mais na Copa do Mundo. Como hoje, tudo estava perdido.

O que parecia ser o fim, se mostrou o começo, pelo menos para um tal de Amarildo, até então pouco conhecido, e para o resto da torcida brasileira. O atacante, que na época defendia o Botafogo, foi o grande destaque da equipe logo no primeiro jogo como titular, o último da primeira fase, que desclassificaria o Brasil em caso de derrota.

Foi dele os dois gols na vitória por 2 a 1 contra a Espanha. Avançamos. Amarildo não balançou as redes nas quartas-de-final e nem na semifinal, contra Inglaterra e Chile, respectivamente, mas fez dupla infernal com Garrincha e deu protagonismo ao craque que provavelmente ele não teria se Pelé estivesse ao seu lado. Na final, contra a mesma Tchecoslováquia que tirou Pelé, Amarildo abriu o placar na vitória por 3 a 1 e entrou para a história, aproveitou a única chance que teve na vida, o momento que se apresentou para tira-lo da lista de bons jogadores e transforma-lo em mito.

Hoje todos sabem quem é Amarildo, graças a Pelé.


Comentários

2 respostas para “Quem vai ser o Amarildo?”

  1. Avatar de Paulo Cezar Soares
    Paulo Cezar Soares

    Difícil dizer quem vai ser o Amarildo. Nunca se sabe o que vai pela cabeça do Felipão. E às vezes ele tem dificuldade para decidir. Eu colocaria o Bernard jogando na mesma posição do Neymar. Trata-se de um excelente jogador. Veloz e driblador.

  2. Na tabela do endereço abaixo esta errado o resultado de Portugal x EUA (está como 1×1) o correto é 2×2.
    http://www.revistabrasileiros.com.br/copa2014/#.U7itz6iyTbw

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.