Ricardo Boechat tem um recado importante sobre depressão

Por conta do niver, falamos com o Boechat, que mandou a real: “Não faz sentido você ostentar o título de âncora para não se posicionar de maneira clara sobre as coisas”
Foto: Vinicius Felix

Depois de ficar 15 dias afastado do trabalho, o jornalista Ricardo Boechat voltou à atividade e resolveu abrir o jogo sobre o que lhe aconteceu: o âncora teve um surto depressivo agudo. 

Boechat aproveitou seu espaço na Band News logo pela manhã para um longo e urgente depoimento sobre a doença. “É importante não esconder a doença, não esconder a depressão. Não tratá-la na clandestinidade. É importante aceitá-la para combatê-la – e todo o silêncio, do próprio doente ou de quem está à sua volta, dificulta a recuperação”, afirmou o jornalista. 

No depoimento, o jornalista também alertou sobre um mito muito comum sobre a depressão: “Ela não escolhe vítimas por seu grau de instrução ou situação econômica. Castiga sem piedade e da mesma forma pobres e ricos, anônimos e famosos”. 

E tem mais: 

“A depressão é muito mais que isso e muito mais séria. É uma aflição tão severa que restringe a capacidade de uma pessoa funcionar plenamente, um abismo mental tão profundo que ninguém pode achar que vai se safar apenas endireitando os ombros ou pensando coisas positivas.
Não, minha gente, essa escuridão da mente e do estado de espírito é mais do que um simples desânimo. É um desequilíbrio da química cerebral, algo tão físico quanto uma fratura óssea, ou um tumor maligno. É um fenômeno que atinge todo mundo: quem perde um ente querido, mães jovens com depressão pós-parto, estudantes ansiosos, militares veteranos, idosos de uma maneira geral e pais preocupados com o sustento da família.

Leia a íntegra do depoimento: 

Acho que devo uma explicação às centenas de pessoas que me escreveram nos últimos dias perguntando o que eu tinha e…

Posted by Ricardo Boechat on Thursday, August 27, 2015

Se preferir, ouça o áudio: 

Se interessou sobre o assunto? Vale muito assistir o TED do escritor Andrew Solomon, autor do livro O Demônio do Meio-Dia, obra fundamental sobre a depressão. É como disse o jornalista no final do seu depoimento, “se com isso eu conseguir ajudar algum ouvinte a prevenir a depressão ou a curá-la, já me dou por satisfeito”.

————-

Leia mais
– Ricardo Boechat para Silas Malafaia: “Malafaia, vai procurar uma rola, vai”
Ricardo Boechat: “Não faz sentido você ostentar o título de âncora para não se posicionar de maneira clara sobre as coisas”


Comentários

Uma resposta para “Ricardo Boechat tem um recado importante sobre depressão”

  1. Avatar de MARIA LETICIA P MUNHOZ - DIVERSE
    MARIA LETICIA P MUNHOZ – DIVERSE

    Olá Sr. Ricardo Boechat,

    O senhor, com seu depoimento, além de contribuir para que as pessoas possam prevenir a doença, contribui também para transformar a sociedade que, com suas práticas desumanas em busca de ilusórios bons resultados, está doente e nos torna doente ao disseminar diariamente mensagens que valorizam o excessivo trabalho e consumo em detrimento da saúde do corpo e das relações sociais. Tenha uma ótima jornada!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.