Romário erra ao expor Facebook de jornalistas da Veja

Romário marca golaços no Congresso. E ontem foi engraçado demais ver ele tirando onda e fazendo pose na Suíça para desmentir uma matéria da Vejaque o acusou de ter uma suposta conta na Suiça com R$ 7,5 milhões. Dá uma olhada no post:

Galera, bom dia! Chateado!Acabei de descobrir aqui em Genebra, na Suíça, que não sou dono dos R$ 7,5 milhões….

Posted by Romário Faria on Wednesday, July 29, 2015

Mas o baixinho marcou um gol contra no post seguinte ao expor o perfil pessoal no Facebook dos jornalistas responsáveis pela matéria. Pode não parecer, mas temos uma discussão importante aí. 

Alguém aí tem notícias dos repórteres da revista Veja Thiago Prado e Leslie Leitão, que assinaram a matéria afirmando…

Posted by Romário Faria on Wednesday, July 29, 2015

É preciso lembrar que o ambiente online é completamente incontrolável, onde todos estão à mercê de ameaças e maluquices em geral. O Facebook potencializa isso ainda mais, dependendo da maneira como um perfil pessoal é usado, já que exibe familiares, amigos e outras relações.

Quando Romário dá o link do perfil pessoal dos jornalistas para que as pessoas os cobrem, ele não tem nenhum controle do que seus fãs podem fazer. 

E quem já passou por qualquer debate online sabe que não leva muito tempo para que as cobranças irônicas logo avancem para manifestações violentas que podem muito bem incluir racismos, sexismos e até ameças de agressão e morte. 

Dessa vez parece que não foi o caso. Nenhum tipo de ameaça foi registrada, mas os jornalistas apagaram seus perfis da rede pouco tempo depois da publicação de seus links. 

A questão aqui é a atitude em si. Estamos basicamente falando de um ato online que pode ter consequências desastrosas. O erro fica mais claro na simples divagação: quando tempo levariam para culpar o senador no caso de algum de seus fãs se exceder? A própria revista poderia partir para cima, cheia de acusações. 

Fora que esse tipo de comportamento não condiz com o perfil da carreira política do ex-jogador. O senador é autor do Projeto de Lei 63/2015, que tipifica o ato de divulgar fotos e vídeos íntimos sem autorização da vítima.  Ou seja, uma lei que dá para o ambiente online o seu devido peso e importância.

Sou autor do Projeto de Lei 63/2015, que tipifica o ato de divulgar fotos e vídeos íntimos sem autorização da vítima….

Posted by Romário Faria on Thursday, July 30, 2015

Erro x erro 

A Veja não teria feito algo muito pior publicando uma matéria mentirosa contra Romário? Sim. O estrago é incalculável dado o alcance da publicação, assim como os interesses por trás de algo desse gênero.

Mas a resposta correta para isso o próprio jogador deu na nota de esclarecimento que escreveu sobre o caso: “Aos repórteres que assinam mentiras, nos vemos na Justiça”. 

Dar brecha para pixação online é um erro. 


Comentários

14 respostas para “Romário erra ao expor Facebook de jornalistas da Veja”

  1. Avatar de Átila Gomes da Silva
    Átila Gomes da Silva

    Mais um golaço do baixinho, parabéns Romário.

  2. Avatar de Wagner Nobuo Hanaoka
    Wagner Nobuo Hanaoka

    Você deve estar concorrendo a uma vaga na Veja, não é mesmo? O seu perfil moral é compatível com os dos jornalistas que assinaram a matéria mentirosa da revista! Os chefes da Veja adoram puxa-sacos e lambe-botas! Você tem muita chance de ser contratado!

  3. É brincadeira. Os jornalistas cometem dois crimes e o cara ta preocupado e com o facebook deles. Deve ser mais um dessa corja q desturpa os direitos humanos.

  4. Gol contra nada. Vocês não falam que precisa expor os internautas? Vocês também não são intocáveis.

  5. Nossa, quanta merda num post só, não tem vergonha na cara de defender a veja não? Ele está mais que certo em fazer o que fez!

  6. um médico não pode culpar o hospital por ter uma política interna errada que prejudica deliberadamente um paciente, um engenheiro não pode culpar a construtora por falar para ele construir um prédio que pode cair, um cozinheiro não pode culpar o restaurante por usar ingredientes vencidos. Os jornalistas não podem se esconder seus erros atrás da VEJA. Se de fato foi um engano, tenho certeza que um pedido público e amplamente divulgado de desculpas resolveria o caso. Mas faltou humildade.

  7. Se o Romário provou que mentiram sobre ele, entao ele tem o mesmo direito de expor quem expôs ele. E na boa, chega de jornalista defendendo jornalista safado, se defende safado, sabe o que é né.

  8. Avatar de Maurício Cremonesi
    Maurício Cremonesi

    Vinícius Felix,

    Seu editorial faz transparecer a ignorância de um conceito (já não tão novo assim) de accountability.

    Expor o Romário à toda sorte de especulações, xingamentos e ofensas pode, mas os jornalistas não? Você um tremendo corporativista.

  9. Avatar de Thiago Galvão Pimentel
    Thiago Galvão Pimentel

    Jornalistas erram ao “expor” (publicar) matéria mentirosa sobre o senador Romário Faria.

  10. Avatar de Dioclécio Luz
    Dioclécio Luz

    Vinícius. Se vc é jornalista sabe que não existe “jornalismo ruim”. Existe jornalismo, ou não existe. O caso da Veja é que ela não faz jornalismo, ela faz panfletagem, propaganda, injúrias,… Quanto aos ditos “jornalistas”. Eles têm que ser responsáveis pelo que escrevem ou reproduzem. Se resolvem difamar alguém, reproduzindo uma informação falsa, como foi o caso, que sejam exibidos em sua mediocridade e má fé. Eu disse má fé. Porque ninguém tem o direito de esconder a má fé dos seus atos atrás da sua profissão. Seja lá qual for. Por ser jornalista ficou incomodado quando esses caras fazem isso e ainda posam de jornalistas. Acertou Romário ao fazer algo que há muito os sindicatos de jornalistas e a própria Fenaj deveriam fazer e não fazem: mostrar a cara desses engôdos profissionais. Se você é jornalista deve saber que a revista Veja é motivo de deboche em tudo que é faculdade de jornalismo, ninguém leva Veja a sério nas escolas de comunicação. Exatamente por isso. Porque ela não faz jornalismo. Ela faz campanhas partidárias ou coisa parecida. Eu disse “coisa”. E esses caras que publicam coisas, sim, devem ter suas faces escancaradas para que todo mundo saiba quem são eles. Romário deu uma boa lição de comunicação e dignidade para todos nós, em especial para nós jornalistas.

  11. Avatar de Angela Milet
    Angela Milet

    Ué?! Desmoralizar mentirosamente um Senador da República pode? E as consequências da difamação que poderiam igualmente fazê -lo ser achincalhado, ofendido e ameaçado, com prejuízos reais para sua carreira. Talvez não devesse dar os links. Mas foi troco justo de pagamento com moeda falsa. Chega.

  12. Avatar de Rivadalvis Marinho
    Rivadalvis Marinho

    Olho por olho dói nè? Tais jornalistas não tiveram preocupação alguma com a repercussão de suas ações. Na minha avaliação eles são os únicos responsáveis pelo disparo do quer que venha a ocorrer em razão dos seus disparates.

  13. Apenas acho que isso serviu como lição para o jornalismo irresponsável.
    O Romário já foi achincalhado de todas as formas ao longo de sua vida pública, muitas vezes por notícias mentirosas, onde maus jornalistas o utilizavam de escada para se tornarem conhecidos.
    O Romário foi cobrado publicamente de forma forte e com repercussão internacional. Acho que os jornalistas devem sim ser cobrados. É muito fácil dar qualquer notícia e se esconder.
    Eles não tiveram nenhuma preocupação com o estrago na vida pública que a “notícia” teve para o Romário.

  14. É preciso lembrar que o ambiente da Veja é completamente incontrolável, onde todos estão à mercê de ameaças e maluquices em geral. A Veja potencializa isso ainda mais, dependendo da maneira como a mentira é usada, já que exibe familiares, amigos e outras relações.
    Quem planta ventos colhe tempestades.
    Quem mandou dar diploma de jornalista para moleques inconsequentes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.