Quando embarcou no navio Almirante Jaceguay, rumo a Nova York, em maio de 1930, o paulista Júlio Prestes era o presidente eleito do Brasil.
Chegando aos Estados Unidos, teve seus momentos de sucesso. Em Washington, foi recebido pelo presidente Herbert Hoover. Pouco depois,tornou-se o primeiro brasileiro a estampar uma capa da revista Time.
Entre 180 mil arquivos liberados este ano pela Biblioteca Pública de Nova York está uma fotografia de Júlio Prestes com o presidente americano.
Riscos em vermelho e branco indicam que a imagem foi manipulada para publicação. O protagonismo do presidente eleito, no entanto, durou pouco.
De volta ao Brasil, Júlio Prestes foi derrubado antes mesmo de assumir. Paulista de Itapetininga, ele havia sido o pivô do rompimento com a política do Café com Leite, que alternava políticos de São Paulo e Minas Gerais no comando do País. Nas eleições, Júlio Prestes saiu oficialmente vitorioso, mas provocou a ira dos mineiros, que se uniram aos gaúchos, argumentaram fraude nas urnas e tomaram o poder. Assumiu Getúlio Vargas.
Deixe um comentário