YouTube é a nova TV: Chico Rezende

Chico Rezende é um veterano do YouTube, se é que podemos dizer isso de uma ferramenta tão nova. Mas é verdade.

Ele mantém seu canal há mais de cinco anos – seu primeiro vídeo, feito com pouquíssimos recursos, é sobre a pornografia nos tempos da internet discada. Graças aos vídeos publicados por conta própria, o jornalista em pouco tempo estava fazendo vídeos autorais para um quadro no Globo Esporte. 

Hoje, além do canal que leva o próprio nome, Chico mantém outro, onde dá dicas diárias de coisas para se ver, escutar e ler. 

  

Brasileiros – Por que fazer um canal no Youtube? Você já trabalhava nessa área de vídeo?

Chico Rezende – Nunca tinha trabalhado com audiovisual antes de começar o canal. Lembro que tive aula de iluminação na universidade e tranquei porque achei chato. Mal sabia eu que ia precisar muito daquilo anos depois. Foi uma coisa que aconteceu. Comecei sem compromisso no início de 2010, meses depois do primeiro boom de vlogueiros na internet, como Felipe Neto e PC Siqueira. Mas quando comecei não conhecia nenhum dos dois. Foi uma Youtuber australiana que me chamou atenção e me apaixonei ali mesmo. No dia seguinte, peguei uma câmera fotográfica que tinha jogada aqui e comecei a fazer meu canal. Cinco meses depois estava assinando contrato com a TV Globo. Foi tudo muito rápido.

Qual é a tua rotina de gravações e o processo de criação?

Apesar de gravar vídeo há cinco anos ainda não tenho uma rotina para a gravação. Na maioria das vezes a ideia do vídeo surge e eu aproveito pra fazer tudo de  uma vez. Poucas horas depois o vídeo tá pronto. Mas tô tentando me organizar melhor agora. Antigamente o público aceitava um vídeo aqui e outro ali, mas agora a atualização fixa em um dia de semana e no mesmo horário é quase que obrigatório. Muita coisa mudou em pouco tempo.

Qual seu vídeo favorito, que te dá orgulho? Ele bombou ou fui um fracasso?

Eu costumo dizer que sempre que você acha que um vídeo vai bombar ele fracassa, mas se você faz um rapidinho sem compromisso ele bomba. O meu predileto foi a paródia que eu fiz do filme Os Suspeitos.  

E dá dinheiro? 

Rapaz, dá até dá. Mas não pra mim! hahaha Tenho muitos colegas que vivem disso. Ganhei muito dinheiro paralelamente como no meu trabalho na Globo, que consegui através do canal. Fora isso só um eventual patrocinio aqui e ali.

Você tem alguma dica para alguém que queria abrir o próprio canal no Youtube?

Tolstoi disse: “Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia.” Minha dica é essa… Fale sobre o que você conhece que muita gente vai se identificar. Conte das suas experiencias e paixões… Muita gente erra ao tentar fazer o que tá na moda, mas o Youtube, como tudo na vida, vive de ciclos. O que faz sucesso hoje não vai fazer amanhã. Então faça o seu que tem público pra todo mundo na internet.

Você produz conteúdo, ok. Mas você também gosta de assistir outros conteúdos do YT? Quais seus canais favoritos?

Assisto o Bruno JVP,  o Luiz Felipe Carneiro que tem o melhor canal de música do Brasil e também uma galera que fala de cinema lá fora.

— 

Top5: Chico Rezende

* Chico Rezende  é o sétimo entrevistado da série YouTube é a nova TV. Leia mais entrevistas desta série: 

 YouTube é a nova TV: Otávio Albuquerque

– YouTube é a nova TV: Marina Person

– YouTube é a nova TV: João Gordo

YouTube é a nova TV: Amanda Borges

– YouTube é a nova TV: MariMoon

 YouTube é a nova TV: Luiz Felipe Carneiro


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.