YouTube é a nova TV: Otávio Albuquerque

Em 2012, Otávio Albuquerque (ou Tavião para os mais chegados) começou a fazer vídeos no YouTube graças a um convite do amigo PC Siqueira, que na época já bombava com seu canal maspoxavida e queria um parceiro para fazer vídeos de culinária.

Como conta em seu vídeo mais recente, Tavião quase que não topou a ideia por medo da exposição, mas hoje o canal da dupla, o Rolê Gourmet, soma quase 900 mil inscritos e o ajudou a mudar de vida completamente.

Tavião deixou de frilar na área de animação e tradução e poucos meses depois da criação do canal com PC virou diretor da Tastemade no Brasil, network de conteúdo digital norte-americana que ele foi atrás com a ideia de aproximar os canais brasileiros de culinária no YouTube. Depois dessa empreitada, agora trabalha no Google cuidando do conteúdo do YouTube Space São PauloSempre fui muito grato pelo poder de comunicação que o YouTube me deu”, conta. 

Em abril deste ano, começou um canal solo no YouTube, o Coisas Que Nunca Vivi (ou evitava viver). Nosso papo é sobre sua vida de youtuber:

Brasileiros – Por que fazer um canal no YouTube? Como nasceu o Rolê Gourmet e o Coisas Que Nunca Vivi? Você já trabalhava nessa área de vídeo?

Otávio Albuquerque – A ideia de criar um canal foi bastante inocente na época do Rolê Gourmet. O PC me convidou, e eu aceitei, sem pensar muito. É claro que eu já imaginava que isso poderia render alguns frutos, já que ele já tinha um destaque imenso no YouTube. Mas os desdobramentos que o canal trouxe foram muito melhores, maiores e diferentes de seja lá o que eu poderia imaginar quando começamos. O Coisas Que Nunca Vivi foi um projeto já mais pensado, que demorei a lançar porque estava à procura da ideia certa – e foi o resultado de um momento de vida meu, onde estou tentando viver a vida de um jeito mais leve e aberto para seja lá o que a vida me oferecer. Nunca tinha trabalhado com vídeo, nem nunca tinha pensado sobre isso na verdade até de fato começar a produzir.

Qual é a tua rotina de gravações e o processo de criação, fora as “centenas” de outros canais que pedem participações especiais?

Minha rotina é BASTANTE caótica, por além do Rolê Gourmet e do Coisas Que Nunca Vivi, também trabalho no Google e estou gravando uma série especial para o canal da Tastemade Brasil, o Coisas Que Nunca Comi (Ou Evitava Comer). O Rolê, por sorte, já chegou a um ponto onde basicamente ligamos a câmera e o conteúdo flui espontaneamente. O Coisas Que Nunca Vivi é bastante simples em termos de filmagens, mas é um bocado desafiador achar semana a semana algo interessante para mostrar. Então resumindo, trabalho de segunda a sexta em horário comercial, gravo o Rolê nas noites de terça, sábado gravo para a série da Tastemade e domingo gravo para o meu canal solo. Não é fácil, mas tem sido muito legal e gratificante.

Qual seu vídeo favorito, que te dá orgulho? Ele bombou ou fui um fracasso?

Acho que meu vídeo favorito no momento foi o sobre ficar solteiro, no Coisas Que Nunca Vivi. Para o tamanho do canal na época de lançamento, bem na semana do dia dos namorados, acho que o resultado foi muito bom. Várias e várias pessoas vieram me dizer que refletiram sobre suas vidas e seus relacionamentos depois de ver o vídeo, e que isso foi muito importante para elas. Esse, aliás, tem sido o tipo de comentário mais comum sobre meu novo canal, e isso me dá muito orgulho. Sempre fui muito grato pelo poder de comunicação que o YouTube me deu, e fico feliz e orgulhoso de poder usar esse potencial para passar uma mensagem bacana para as pessoas.

E dá dinheiro?

Dá um bom dinheiro, sim. As pessoas só precisam pensar seus projetos como empreendimentos, não “empregos”. Tudo depende de como trabalhar sua marca, seus talentos e as oportunidades que se abrem. Mesmo meu emprego “formal” no Google só foi algo possível pelo que fiz e aprendi ao longo dos últimos anos trabalhando com YouTube.

Você tem alguma dica para alguém que queria abrir o próprio canal no YouTube?

Comece. O quanto antes. O resto você aprende na prática.

Você produz conteúdo, ok. Mas você também gosta de assistir outros conteúdos do YouTube? Quais seus canais favoritos?

Vejo de absolutamente tudo, até o que não gosto. Acho importante não só pro meu trabalho, mas para entender melhor o mundo e as pessoas em geral. Meus canais favoritos ultimamente têm sido sobre curiosidades e ciência. Mas claro, gosto também de ver conteúdo aleatório, como clipes, shows e videos de bichos (especialmente baleias orca rs).

 

Top5: Rolê Gourmet 

Top5: Coisas Que Nunca Vivi (ou evitava viver)

* Otávio Albuquerque  é o sexto entrevistado da série YouTube é a nova TV. Leia mais entrevistas desta série: 

– YouTube é a nova TV: Marina Person

– YouTube é a nova TV: João Gordo

YouTube é a nova TV: Amanda Borges

– YouTube é a nova TV: MariMoon

 YouTube é a nova TV: Luiz Felipe Carneiro


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.