YouTube é a nova TV: Põe na Roda

Conheci o Põe na Roda com o sensacional vídeo Heterofobia no Futebol, onde a turma faz graça ao converter todos os comentários homofóbicos que torcedores costumam fazer em comentários heterofóbicos, só para mostrar o quanto as duas coisas não fazem o menor sentindo. 

É um vídeo que resume bem a ideia do canal, como eles avisam na descrição: humor e informação fora do armário. Na entrevista, Pedro HMC, um dos criadores do Põe na Roda, conta a origem do canal, os bastidores, sobre produzir humor autoral e as dificuldades de conseguir anunciantes para “um canal que é declaradamente gay”. 


Brasileiros- Por que fazer um canal no Youtube? Como nasceu o Põe na Roda?

Pedro HMC – Trabalhei por 3 anos na MTV Brasil como roteirista de programas de humor como Comédia MTV e Furo MTV. Depois fui pra Band, onde continuei trabalhando como roteirista, mas não mais de humor e nem com a mesma pegada. Então, o canal nasceu de uma vontade minha de voltar a trabalhar com liberdade autoral e criativa, e principalmente, com humor. Queria a princípio criar um canal de humor, mas vi que já tinham muitos no Youtube. Como me sentia pouco representado como gay e achava esse segmento pouco explorado, fiz um canal gay onde pudesse falar sério, mas que tratasse quase tudo com humor.

Qual é a rotina de gravações e o processo de criação?

É uma correria e tentamos encaixar na nossa rotina da maneira que dá, porque também trabalhamos paralelamente (Pedro é roteirista, Nelson tem o site superpride.com.br e Felipe é fotógrafo). Normalmente gravamos mais aos finais de semana e editamos também. Temos uma frente pequena de vídeos, e muitas vezes lançamos um vídeo e editamos na mesma semana em que ele é produzido.

Qual o vídeo favoritos de vocês, aquele que dá orgulho? Ele bombou ou fui um fracasso?

É difícil escolher um, seria como escolher um filho favorito. Por exemplo, mesmo um que teve menos repercussão do que o esperado, como The Walking Drag (uma paródia drag queen do seriado The Walking Dead), é um dos meus favoritos. Mas digamos que um produzido este ano e que me enche de orgulho é o Dia do Orgulho Hétero. Ele teve uma repercussão grande, foi postado por diversos sites e pessoas influentes (como o deputado Jean Wyllys, por exemplo), e ainda nos rendeu convite pra participar de um seminário LGBT na Câmara dos Deputados em Brasília.

E dá dinheiro?

Dá muito mais trabalho do que dinheiro, mas é possível ganhar dinheiro pelo adsense do Youtube (ferramente que possibilita que o google veicule publicidade antes e durante seus vídeos, e uma parte da receita fica com você) e principalmente por merchandising em vídeos e posts em redes sociais. Nossa dificuldade é conseguir fazer merchandising. Descobrimos interesse, mas também muita resistência do mercado em patrocinar ou anunciar em um canal que é declaradamente gay. Por preconceito mesmo e medo do mercado ainda de se rotular, de ter um consumidor hétero que não compre… Se não fôssemos um canal gay, pelos números que temos, conseguiríamos vender muito mais.

Vocês tem alguma dica para alguém que queria abrir o próprio canal no Youtube?

Seja o mais original possível. Hoje em dia tem muita gente querendo ser videologger, mas só vai se destacar quem tiver um diferencial. Foi justamente por ver muitos canais de humor, que eu fui para o segmento gay, por exemplo. Hoje, diferente de quando lançamos, já se vê muito videologger gay, e a concorrência pra quem chegar agora, acaba sendo muito maior.

Vocês produzem conteúdo, ok. Mas você também gosta de assistir outros conteúdos do YT? Quais seus canais favoritos?

Claro! Meus volggers favoritos são a Kéfera, o Luba e o Davey Weavey. Outro canal que é grande referência de humor, o Porta dos Fundos. E também acho o trabalho (e gostaria de saber o tamanho da equipe deles pra conseguir produzir tanto rs) do Buzzfeed, que tem vários canais, sensacional!



Top5: Põe na Roda 

* Pedro HMC do Põe na Roda  é o oitavo entrevistado da série YouTube é a nova TV. Leia mais entrevistas desta série: 

– YouTube é a nova TV: Chico Rezende

 YouTube é a nova TV: Otávio Albuquerque

– YouTube é a nova TV: Marina Person

– YouTube é a nova TV: João Gordo

YouTube é a nova TV: Amanda Borges

– YouTube é a nova TV: MariMoon

 YouTube é a nova TV: Luiz Felipe Carneiro


Comentários

Uma resposta para “YouTube é a nova TV: Põe na Roda”

  1. O youtube é um canal com uma interação fantástica , a sua mensagem é propagada com muita facilidade, e com a comunicação certa a resposta de seus assinantes é praticamente imediata e assim dessa forma abri-se um mar de possibilidades,sendo possível até ganhar dinheiro de forma profissional e se quiser saber mais e como fazer esse processo é só acessar esse vídeo :http://segredonegociodigital.com/YoutubeDominado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.