Veja 10 bons documentários gratuitos e disponíveis na internet

A plataforma de vídeos YouTube conta com uma grande abrangência quando o assunto é filmes. Com pouco espaço nos circuitos comerciais, muitas vezes é o único meio de assistir algumas obras, nacionais e internacionais.

Trazemos dez documentários, entre longas, médias e curtas-metragens, que podem ser vistos de graça na plataforma.

Veja a lista abaixo:

Favela No Ar De 2007, o filme retrata a realidade em que se desenvolveu a chamada “época de ouro” do rap nacional. Assinado pela 13 Produções, com duas produtoras estrangeiras, o média traz entrevistas com Sabotage, KLJay, RZO, Xis, Afro-X e Dexter.

Cortina de Fumaça – O longa de 2010 problematiza a política de drogas vigente no mundo. Analisa as consequências políticas e sociais em países como o Brasil e em particular na cidade do Rio de Janeiro.

Nelson Cavaquinho – O curta feito por Leon Hirszman, em 1969, é um dos mais belos registros documentais deste compositor da EstaçãoPrimeira de Mangueira. Viveu entre 1911 e 1986 e compôs lindos sambas como Folhas Secas e Juízo Final.

O Menino da Internet: a História de Aaron Swartz – O longa, de 2014, discorre sobre a vida de Aaron Swartz, hacker e ativista social norte-americano que foi processado e perseguido pelo governo de seu País. O filme discute a liberdade de acesso à informação. Disponível com legendas.

Entre Rios: a Urbanização de São Paulo – O média, de 2009, analisa a urbanização da cidade de São Paulo a partir de questões geográficas e históricas sobre a terra da garoa. Toca em questões sobre meio ambiente e política.

Globalização Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá – O longa de 2006 é um dos trabalhos do diretor Silvio Tendler e traz a reflexão desse geógrafo sobre a globalização e seus impactos na América Latina.

Rio Pequeno Além dos Muros – O curta fala sobre o bairro do Rio Pequeno, zona oeste de São Paulo, a partir dos diferentes moradores do bairro.

Partido Alto – Mais um relato de Leon Hirzman sobre o samba. Desta vez, o curta de 1982 apresenta o conhecido “Partido Alto” e explica essa forma de fazer samba em rodas com o grandíssimo Candeia.

Dirijo – O curta de 2008, fala sobre a relação da tribo indígena amazonense Mura, a relação de seus habitantes com a maconha e os problemas que enfrentaram com o poder público.

Noam Chomsky: Fabricação do Consenso – Esse longa de 1992 traça um panorama sobre o pensamento deste professor do MIT que critica o funcionamento da sociedade capitalista e apresenta a imprensa como ferramenta de manutenção de alguns problemas. É preciso fôlego para aguentar as quase três horas de reflexão, mas vale a pena!


Comentários

2 respostas para “Veja 10 bons documentários gratuitos e disponíveis na internet”

  1. Avatar de Dilson Araújo
    Dilson Araújo

    Apesar de não ser cineasta, em 2012 finalizei o documentário “O nó: ato humano deliberado”, uma produção independente (70min), que aborda as circunstâncias e consequências da introdução criminosa da doença vassoura-de-bruxa nas plantações de cacau do sul da Bahia, evento que causou uma catástrofe sem precedentes, que afetou quase três milhões de pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.