55º Prêmio Jabuti revela os vencedores em 27 categorias

O maior prêmio literário brasileiro revelou no dia 17, quinta-feira, os vencedores de sua segunda e última etapa. Ao todo, foram contemplados três vencedores em 27 categorias, entre elas ficção, não ficção e literatura infantil. O primeiro lugar em cada categoria receberá R$ 3.500.

O jornalista Klester Cavalcanti está entre os vencedores da categoria Reportagem com o livro “Dias de Inferno na Síria”. Cavalcanti saiu do Brasil em 2012 com destino à Síria com a missão de registrar a realidade da guerra civil naquele país. No entanto, ao entrar em território sírio pela fronteira libanesa, o jornalista foi preso pelas tropas oficiais. O livro retrata os dias de terror, tortura e cárcere privado que Cavalcanti vivenciou ao lado de outros 20 detentos.

O primeiro lugar em Reportagem ficou para Audálio Dantas com “As Duas Guerras de Vlado Herzog – da Perseguição Nazista na Europa à Morte Sob Tortura no Brasil”.

Além dele, a biografia sobre a vida do guerrilheiro Carlos Marighella está entre as vencedoras de sua categoria. “Marighella”, escrita pelo jornalista Mário Magalhães, é resultado de uma extensa pesquisa sobre o revolucionário, morto em 1969. Magalhães está também no centro das últimas discussões sobre o tema biografias não-autorizadas no Brasil.   

 Na categoria romance, o primeiro lugar ficou com “O Mendigo que Sabia de Cor os Adágios de Erasmo de Rotterdam”, de Evandro Affonso Ferreira. Já entre aqueles que concorriam na Literatura Infantil, Socorro Acioli ganhou com seu “Ela Tem Olhos de Céu” e em Poesia, Ademir Assunção com “A Voz do Ventriloquo”.

A comissão realizadora do Jabuti recebeu este ano mais de 2000 inscritos. A apuração, aberta ao público, foi realizada na Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo. Em 13 de novembro, serão conhecidos os vencedores do livro do ano de ficção e de não ficção. Esses receberão mais R$ 35 mil cada um.

 

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.