Se você é um dos milhares que está esperando a Apple anunciar um novo serviço de streaming de música, pode celebrar. A empresa deve fazer o anúncio nesta segunda-feira, 08/06, na abertura da conferência para desenvolvedores, WWDC (World Wide Developers Conference). A informação foi publicada pelo site VentureBeat, citando o CEO da Sony Music, Doug Morris, que confirmou a existência do produto em uma apresentação em Cannes, neste domingo, durante a conferência Midem, da indústria musical.
Morris deu a informação em entrevista no palco do Midem. Segundo o VentureBeat, o executivo não deu detalhes do produto, mas afirmou que “prefere serviços de streaming pagos por assinatura do que os serviços remunerados por publicidade, do ponto de vista financeiro”, ao comentar sobre modelo de negócio do novo serviço
O executivo afirmou que considera a entrada da Apple nesse segmento, disputado por empresas como Spotify, Deezer e Pandora, entre outras, um evento seminal na indústria, em grande parte por conta dos vastos recursos financeiros que a Apple tem para bancar o produto e pela gigantesca base atual de usuários.
“O Spotify nunca fez publicidade de fato porque nunca foi lucrativo”, disse Morris, segundo o VentureBeat. “Eu apostaria que a Apple vai promover o produto como louca e tenho certeza que vai ter um impacto positivo importante no negócio de streaming de música.”
Embora a iTunes Store da Apple tenha sido o primeiro verdadeiro mercado de música digital legal do mercado, a empresa perdeu sua vantagem competitiva ao longo dos anos na medida em que os padrões de consumo de música da audiência foram mudando e serviços de streaming como Pandora e Spotify ganharam popularidade. O resultado é que a Apple ficou para trás ao longo dos anos. O iTunes Radio, por exemplo, foi lançado pela Apple apenas no final de 2013, vários anos após a Pandora ter sido lançada com sucesso.
Só vamos saber com o tempo se a Apple terá sucesso no novo serviço, mas é inquestionável que a empresa tem a seu favor o gigantesco caixa para financiar o projeto e uma base de usuários enorme, duas coisas que podem de fato sedimentar o novo produto.
*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora
Deixe um comentário