Ariano Suassuna leva furor ao Galo da Madrugada

galodamadrugada
O bloco Galo da Madrugada, em Recife. Foto Portal EBC

O Galo da Madrugada, um dos maiores blocos de carnaval do Recife e do Brasil, homenageia Ariano Suassuna, paraibano, mas pernambucano de fé. Dramaturgo, romancista, Ariano está com estado de saúde já equilibrado. Mesmo com recentes atropelos de saúde, não negou fogo ao convite da agremiação para cingir o Galo com sua presença. Ele chega cedo, é recebido pela multidão, sendo ovacionado por todos.

O centro do Recife começou a ser ocupado desde as 5h deste 1º de março para compor a grande massa do Galo da Madrugada. Como é tradição há o café da manhã que se forma com a direção do Bloco. Autoridades, artistas e foliões anônimos que começam a compor o corpo da grande junção de pessoas.

No cortejo tem gente de todo o País, dando pulso à agremiação e ensaiando o furor da massa carnavalesca; às 9h, se dá o início com a  explosão de fogos de artifício que anuncia o início do desfile. Com o sol forte aquecendo ainda mais a força de passistas que formam o dorso da forma momesca do Galo.

O cortejo da agremiação foi aberto com os estandartes da agremiação, clarins, gritos, apitos batuques de percussões, afora  bonecos gigantes e milhares de passistas com fantasias diversas que lhes cobrem da cabeça aos pés. Há alegorias diversas que remetem à obra do homenageado, com alusões à A Pedra do Reino, Cavalgada e Auto da Compadecida, entre outras.

Como é tradição local, há irreverência nas críticas dos foliões, que este ano tomaram para foco até o programa Mais Médicos, o mensalão e outros fatos ocorridos nas esferas do governo estadual e federal.

Entre os bonecos gigantes, enormes, como o do próprio Ariano, se juntam figuras como Lampião, e o povo se regozija pela cultura local. Ariano não se intimida, e junto com alguns familiares participa da arena dos foliões, no seu entorno, e não esconde o riso, entre a satisfação de ali estar e mais ainda de ser homenageado.

Diz ele para a imprensa: estar orgulhoso da homenagem, afinal é sua terra. A psicanalista Ednedide Silva ouvida, pela Brasileiros, joga as asas de sua fantasia, um pequeno galo e diz: nada é tão gratificante como a participação do Galo da Madrugada, ainda mais este ano com a montanha de pedra do reino imaginário, que é a figura de Ariano e ao seu lado o boneco do lampião…. Ela diz diz evoé! Saudação momesca. Bem pernambucana, e cai no passo. 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.