Baile Pixaim convida Serjão Discotecário, Dinho e Seu Osvaldo, o primeiro DJ do Brasil

Serjão Discotecário, DJ Dinho Pereira e Seu Osvaldo. Foto: Luiza Sigulem
Serjão Discotecário, DJ Dinho Pereira e Seu Osvaldo. Foto: Luiza Sigulem

Uma celebração a cultura dos bailes black que fizeram a cabeça de milhares de jovens dos subúrbios e periferias de São Paulo entre as décadas de 1960 e 1980. É o que pode esperar o público que for ao Boteco Pratododia na noite desta sexta-feira (3) para conferir mais uma edição mensal da festa Pixaim.

Idealizada pelos DJs Claudio Costa e Lula Superflash, a Pixaim tem como convidado regular DJ Paulão. No entanto, especialmente nesta edição, outros três craques dos toca-discos esquentam o baile. Fecham o sexteto: Sérgio Nogueira Teófilo, o Serjão Discotecário, veterano que iniciou sua carreira em 1964; Osvaldo Pereira, o “Seu Osvaldo”, de 82 anos, considerado o primeiro DJ do Brasil desde que deu início, em 1958, aos bailes da “Orquestra Invisível”; e Luiz Cláudio Pereira, o DJ Dinho, que é filho de Seu Osvaldo – aliás, um dos mais de 20 discotecários do clã Pereira.

A edição especial, intitulada “De Milianos”, foi sugerida por Lula e Claudio durante encontro realizado no final de maio, também realizado no Pratododia. Na ocasião, além da dupla, estavam presentes Serjão, Dinho e Seu Osvaldo. A motivação do encontro foi uma série de entrevistas que serviram de base para a primeira de duas reportagens que serão veiculadas nas edições de junho e julho de Brasileiros.

Há dois meses, durante a penúltima edição da Pixaim, o repórter Marcelo Pinheiro e Luís Felipe Freitas, o Janão, um dos sócios da casa noturna sediada no número 34 da Rua Barra Funda, que também é jornalista, ouviram de Cláudio e Lula um série de boas histórias sobre a cena de bailes black de São Paulo. Decidiram então dar início a reportagens que destacassem alguns dos personagens anônimos que compuseram o movimento na capital paulista. Uma transição cultural e comportamental que, entre outros aspectos, deu altivez à juventude afrodescendente da cidade, reverberando por aqui os ideais de orgulho negro do movimento Black Power norte-americano.  

Na Brasileiros, as duas matérias, com fotos de Luiza Sigulem, serão divididas cronologicamente. Na primeira, personagens que atuaram entre 1960 e 1980. Na segunda, um recorte entre 1980 e os anos 2010. Em paralelo, no site do Boteco Pratododia, espaço que é reduto de dezenas de DJs dos mais diversos gêneros, Janão e o fotógrafo Neto In publicarão uma série de perfis com outros personagens que construíram essa rica história, movida a big-bands, sambalanço, samba-jazz soul, funk, samba-rock, disco, boogie e outros ritmos dançantes. Não perca.   

Saiba mais detalhes da festa na página de divulgação do Baile Pixaim – De Milianos 

Dj Cláudio Costa (à esq.) e Dj Lula Superflash, residentes e criadores do Baile Pixaim
Dj Cláudio Costa (à esq.) e Dj Lula Superflash, residentes e criadores do Baile Pixaim

       


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.