Bienal do Livro começa com debate sobre conteúdo em convergência

Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2012
A 22ª edição da Bienal, no ano passado/ Divulgação

Todo ano, o desafio é sempre o mesmo tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro: tornar um grande evento de livros atraente o suficiente para mobilizar um bom número de visitantes. Dezenas de milhares deles. Como os descontos ficam para as feiras e o conceito de Bienal é expor marcas e novidades, nem sempre essa missão dá certo. A 23ª Bienal do Livro de São Paulo, que começa nesta quinta, dia 22, no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, no bairro de Santana, promete que a leitura só será o começo de uma grande aventura para quem aparecer por lá. Literatura, música, cultura, gastronomia, cinema, debates, autores brasileiros e estrangeiros conhecidos, autógrafos, shows, brincadeiras etc. 

Anunciada como um dos maiores acontecimentos do livro na América Latina, a Bienal é realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Para este ano, a entidade se uniu ao Sesc-SP para compor a programação cultural do evento. Uma extensa programação inclui o Salão de Ideias, que contemplará discussões atuais e de amplo interesse, a partir das seguintes frentes: políticas culturais voltadas ao livro e à leitura, educação, tecnologias aplicadas à educação, leitura e aprendizagem, mercado editorial, cultura e literatura brasileiras, política, desenvolvimento econômico e social, artes e cultura.

O Espaço Imaginário abrigará área destinada a exposição, atividades lúdicas, oficinas, contação de histórias, interação com conteúdos digitais, entre outros. Com foco no público em idade escolar, as atividades serão especialmente preparadas para tratar de temas como leitura, tecnologia e educação.  O Anfiteatro realizará programação composta por atividades das áreas de música, teatro, cinema, entre outras linguagens artísticas, contemplando diferentes faixas etárias, levando à Bienal a diversidade da ação programática realizada pelo Sesc SP. Quatro unidades de bibliotecas volantes do programa Biblio Sesc irão compor espaços com empréstimo de livros para consulta local, realização de atividades ligadas ao livro e à leitura e conversas com educadores.

A Escola do Livro oferecerá um calendário de cursos para os profissionais que desenvolvem suas atividades no setor do livro – editores, livreiros, distribuidores, além de abordar temas como livro digital, novas tecnologias de conteúdo e formação de professores e bibliotecários, que são os principais mediadores de leitura. Cozinhando com Palavras, com a curadoria do chef André Boccato, é um espaço dedicado ao setor de livros de gastronomia, onde são desenvolvidas programações que unem comida, literatura e cultura. Trata-se de uma verdadeira gourmet experience, estilo sarau, que já foi realizada, com sucesso, nas duas últimas edições da Bienal Internacional do Livro de São Paulo (2010 e 2012), e na Feira do Livro de Frankfurt em 2013.

Ilustração do cartaz da 23ª Bienal do Livro
Ilustração do cartaz da 23ª Bienal do Livro

 A Arena Cultural receberá os escritores best-sellers nacionais e internacionais. Dentre aqueles com presença confirmada estão quatro escritores internacionais. Harlan Coben, premiado autor norte-americano, mestre dos romances de mistério e número 1 na lista de mais vendidos do jornal The New York Times, fará parte da programação cultural do evento no dia 23/8, às 10h30. Cassandra Clare, autora da saga Os Instrumentos Mortais, participará do evento nos dias 23 e 24/08, às 14h. Ken Follett, autor de famosos thrillers se encontrará com os fãs no dia 30/8, às 10h30. A inglesa Sally Gardner, best-seller com mais de 2 milhões de exemplares vendidos, é a quarta escritora agendada para a Bienal e estará presente no dia 30, às 15h.

Entre as atrações curiosas, destaque para a combinação cinema e música. A banda cult Trupe Chá de Boldo, destaque na cena musical paulistana, faz uma apresentação interativa do clássico do cinema A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Mel Stuart (1971), baseado no romance do escritor inglês Roald Dahl. Durante a exibição do filme, a Trupe apresenta uma nova trilha sonora para o longa, composta por algumas músicas da banda e também versões das músicas originais do filme. Indicado para maiores de 10 anos.

A programação inclui ainda o 5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital, cujo tema será Conteúdo em Convergência. As discussões serão realizadas nestas quinta e sexta, 21 e 22 de agosto. Oren Teicher, presidente da ABA – American Book sellers Association e Jean Marie Ozanne, fundador da livraria Folies D’encre, de Montreuil abordarão o tema “Em busca de um modelo de negócios para as livrarias independentes no universo digital”. Outro assunto relevante, o “e-Pub 3 e a revolução no mercado”, será discutido por Alicia Wise, diretora de Acesso e Política da editora Elsevier de Londres.

Luciane Gorgulho, chefe do departamento de economia da cultura do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Social, abordará o tema “O BNDES é o novo Procult: incentivo à inovação no setor editorial”. “Convergência entre mídias digitais e físicas nas bibliotecas” será o tema do Olaf Eigenbrodt, diretor da Biblioteca Universitária de Hamburgo, na Alemanha e de Julia Bergman, consultora especialista em bibliotecas digitais. Ambos virão ao Brasil pelo Goethe Institut. O congresso trará ainda especialistas em direitos autorais, assunto tão importante para que escritores sejam remunerados corretamente no universo dos ebooks.  Em parceria com a Accion Cultual Española, José Luis Verdes, presidente da Manuscripts, Carme Fenoll, bibliotecária chefe do Serviço de Bibliotecas da Calaluña e Rosa Sala Rose, diretora da Digital Tangible, apresentarão o tema “Compartilhando experiências sobre o universo do livro digital”.

O Prêmio Trabalhos Científicos completa seu quarto ano consecutivo e renova sua parceria com a FEA-USP (Faculdade de Economia e Administração da USP). Sob a coordenação do Professor Cesar Alexandre de Souza, o prêmio oferece aos três primeiros colocados um valor em dinheiro, além da possibilidade de receber uma avaliação em fasttrack para a publicação REGE – Revista de Gestão da USP. Ao mesmo tempo, empresas e profissionais do mercado do livro digital apresentarão seus casos de sucesso, dentro dos seguintes temas: bibliotecas, self-publishing, proteção contra a pirataria, o novo papel dos revisores e outros profissionais da cadeia produtiva do livro, social commerce e ebooks para o público infantil, além de ações de marketing e outras questões práticas deste mercado.

23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
22 a 31 de agosto de 2014
Pavilhão de Exposições do Anhembi  
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana
02012-021 São Paulo – SP
www.bienaldolivrosp.com.br

5º Congresso Internacional CBL do Livro Digital
21 e 22 de agosto de 2014
Auditório Elis Regina – Palácio das Convenções do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana
02012-021 São Paulo – SP
www.congressodolivrodigital.com.br


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.