Após vencer o Oscar de melhor filme estrangeiro neste ano com “A Grande Beleza”, de Paolo Sorrentino, a Itália não terá a mesma sorte em 2015. Isso por que o país foi eliminado da corrida pelo prêmio do ano que vem.
“O Capital Humano”, em livre tradução do italiano, de Paolo Virzì, escolhido para representar Roma na disputa, não entrou na shortlist de nove títulos divulgada nesta sexta-feira, dia 19.
O Brasil também ficou de fora da competição, com “Hoje eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro, que conta a história de um adolescente cego que começa a descobrir o amor. O filme foi visto por mais de 200 mil pessoas nos cinemas nacionais.
Outra surpresa foi a desclassificação do prodígio francês Xavier Dolan, premiado no Festival de Cinema de Cannes, com “Mommy”.
“Relatos Selvagens”, do argentino Damián Szifrón, “O Libertador”, do venezuelano Alberto Arvelo, e “Ida”, do diretor polonês Pawel Pawlikowski, são os destaques entre os classificados.
Completam a lista “Tangerinas”, de Zaza Urushadze (Estônia); “Corn Island”, de George Ovashvili (Georgia); “Timbuktu”, de Abderrahmane Sissako (Mauritânia); “Acusado”, de Paula van der Oest (Holanda); Leviatã, de Andrey Zvyagintsev (Rússia); e Force Majeure, de Ruben Ostlund (Suécia).
Deixe um comentário