A Câmara dos Vereadores de São Paulo entrega título, nesta terça-feira (10), de cidadão paulistano in memorian ao arquiteto e urbanista Jorge Willheim.
A homenagem a ser entregue à família Willheim, ocorre após um ano da morte do arquiteto.
A sessão solene acontece na Câmara Municipal de São Paulo, e será precedida por um debate sobre a vida e obra de Jorge Wilheim, e contará com a participação da arquiteta Rosa Kliass, do urbanista Ivan Maglio, da socióloga Laura Tetti, da historiadora de arte e curadora Maria Alice Milliet e do jornalista Julio Moreno. A mesa será coordenada pelo secretário municipal de Cultura, Nabil Bonduki e Ana Maria Wilheim, filha de Jorge Wilheim.
Na mesma ocasião, a família entregará às autoridades presentes um extrato da última contribuição de Jorge Wilheim às cidades do novo milênio, que compõe seu último projeto de livro, inacabado: as linhas gerais de uma reflexão sobre o conceito de Plano Diretor e de uma proposição para sua reformulação.
As novas ideias constituem também uma autocrítica, pois dizem respeito à superação de um tipo de ação urbana criada e consolidada pelo próprio urbanista em mais de 20 planos diretores, consagrada com a elaboração do Plano Diretor Estratégico de São Paulo 2002-2012.
Wilheim chegou à conclusão que o modelo de Plano Diretor se esgotara, transformando-se numa legislação extensa e fria que não permite visualizar qual é a intenção do urbanista.
Em julho de 2013, a Brasileiros traçou um perfil completo do arquiteto. “Trabalho com a imaginação, penso em uma coisa que não existe”, disse ao repórter Gonçalo Junior. Na matéria, Wilheim relembra desde os primeiros anos no Brasil, o início da carreira em São Paulo, a sua relação com a academia, o entusiasmo e a vontade de viver.
Deixe um comentário